VOLTAR

Língua indígena Potiguara está sendo resgatada

Midianews-Cuiabá-MT
03 de Jun de 2002

A Secretaria Estadual de Educação da Paraíba, em parceria com a Universidade de São Paulo - USP, Funai e municípios Baía da Traição, Rio Tinto e Marcação desenvolvem um trabalho conjunto para resgatar a língua original dos Potiguara. Dezesseis índios já concluíram a primeira fase do curso de Tupi Antigo, ministrado pelo professor Eduardo Navarro, da USP. Os alunos, todos voluntários, assumiram a responsabilidade de repassar o que estão aprendendo aos demais interessados em resgatar a língua dos seus antepassados.

O cacique Djalma Domingos da Silva conta que os Potiguara foram proibidos, desde o século XVI, de falar a língua nativa: "Para defender a terra, travamos batalhas contra os portugueses, daí a região se chamar Baía da Traição. Derrotados, fomos escravizados, proibidos de exercer nossas crenças e obrigados a aprender o português", relembra Silva que não sabia que sua língua de origem é o Tupi e confessou forte emoção ao ouvir, pela primeira vez, os sons da língua falada por seus antepassados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.