VOLTAR

Líderes Yanomamis conhecem trabalho da FUNASA de Mato Grosso do Sul

Pantanal News - http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=36638
26 de Set de 2009

Por Redação Pantanal News/Ascom/COREMS/FUNASA

A Coordenação Regional da FUNASA de Mato Grosso do Sul, recebeu nesta sexta-feira (25/09) a visita da liderança Yanomami e Presidente da Associação Hutukara, Davi Kopenawa Yanomami; do chefe-substituto do DSEI/YANOMAMI, Antônio Pereira de Oliveira, e da liderança indígena dos Sanoma, Rezende Masipa Apiama.

As lideranças estiveram em Mato Grosso do Sul, para ver de perto os trabalhos desenvolvidos pela ONG Missão Evangélica Kaiowá frente à saúde indígena em nosso Estado, já que o DSEI/YANOMAMI e o DSEI/LESTE (correspondentes aos estados de Roraima e Amazonas) pretendem firmar convênio com a mesma.

As visitas começaram na última terça-feira (22/09) no município de Dourados, onde as lideranças visitaram as aldeias Jaguapiru e Bororó, e puderam ver de perto o trabalho dos profissionais da área médica e a infra-estrutura dos postos de saúde da Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul (FUNASA/MS).

Na ocasião, os representantes do DSEI/YANOMAMI, conversaram com os profissionais e lideranças indígenas das aldeias, conheceram os postos de saúde e pólo-base da FUNASA no município, e a realidade de como vivem os cerca de 11 mil indígenas da região.

Nesta sexta-feira, os indígenas estiveram na Coordenação da FUNASA de MS em Campo Grande, onde receberam informações gerais sobre o DSEI Mato Grosso do Sul, na ocasião, o líder dos Yanomamis, Davi Kopenawa, elogiou muito o trabalho desenvolvido pela Missão Evangélica Kaiowá e pela FUNASA em MS.

"No dia 20 de agosto, representantes da Missão Evangélica estiveram reunidos conosco em nosso Estado, então decidimos vir pessoalmente até Mato Grosso do Sul, ver os trabalhos destes profissionais frente á saúde indígena, e o que podemos perceber é que são pessoas compromissadas, que levam a sério o trabalho que desenvolvem. Ficamos impressionados pela infra-estrutura dos postos de saúde da FUNASA, e percebemos que os recursos investidos na saúde, estão chegando até a população, o DSEI/YANOMAMI sozinho corresponde á uma área de aproximadamente 9,8 milhões de hectares, aonde vivem cerca de 18 mil indígenas" afirma o líder Yanomami.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.