VOLTAR

Líderes de aldeias indígenas e madeireiros são alvos de operação contra desmatamento em MT

G1- http://g1.globo.com
16 de Mai de 2017

A Polícia Federal deflagrou uma operação, nesta terça-feira (16), para desarticular uma organização criminosa envolvida com desmatamento e comércio ilegal de madeira extraída do interior de terras indígenas em Mato Grosso. Denominada "Operação Nambikwara", a ação da PF acontece na região de Comodoro, a 677 km de Cuiabá, e em aldeias da Terra Indígena Nambikwara.

Segundo a PF, cerca de 80 policiais estão na região para cumprir oito mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Cáceres, a 220 km da capital. A Fundação Nacional do Índio acompanha a operação.

De acordo com as investigações, entre os suspeitos de integrarem a organização criminosa estão índios e líderes de aldeias da região. Conforme a polícia, os comerciantes madeireiros adquiriam o produto extraído ilegalmente da terra indígena.

Os presos deverão ser indiciados pelos crimes de receptação, associação criminosa e por desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente, segundo a PF.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/lideres-de-aldeias-indigenas-sa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.