VOLTAR

Lideranças Xavante protestam contra conselho

Site da Funai
Autor: (Memélia Moreira)
20 de Mar de 2003

Os líderes Xavante Simão e Raimundo, da terra indígena de São Marcos, manifestaram protestos de descontentamento contra a proposta de criação do Conselho de Política Indigenista, apresentada pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Em audiência com o presidente da Funai, Eduardo Almeida, o cacique Raimundo - que em 1980 comandou um forte protesto contra o então presidente da Funai, coronel João Carlos Nobre da Veiga, pelos acordos feitos com madeireiras - "estão sempre nos segurando para povo ficar lá embaixo. Depois chega Governo, ONG e diz que índio não sabe trabalhar. Eu tenho capacidade. Meu povo tem capacidade. Quero que me chamem para discutir isso".

Por sua vez, o cacique Simão protestou contra a fragmentação da Funai dizendo que o atendimento de Saúde, depois que foi entregue à Funasa, "ficou muito ruim. A gente vê comportamento da Funasa e vê que não acompanham nós. É só índio morrendo. Está morrendo fácil demais". Simão criticou ainda o convênio feito entre a Fundação Nacional de Saúde e uma organização não-governamental para o atendimento dos índios. "Nós não estamos gostando", disse ele. Eduardo Almeida, depois de ouvir os protestos e reivindicações, informou aos líderes que o Ministério da Justiça não acatou a proposta encaminhada pelo CIMI que sugeriu a criação do conselho via Medida Provisória.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.