VOLTAR

Lideranças indígenas têm dificuldade para participar de Encontro Nacional

Brasil Norte-Boa Vista-RR
06 de Mai de 2003

Os líderes indígenas Gilberto Macuxi, presidente da Associação Regional Indígena dos Rios Kinô, Cotingo e Monte Roraima (Arikon), e Jonas Marcolino, representando a Sociedade dce Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiur), tiveram dificuldades para participar do movimento indígena que aconteceu de 24 a 30 de abril no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados em Brasília. Segundo o presidente da Sodiur, Silvestre Leocádio da Silva, eles só ficaram sabendo da reunião porque pegaram pela internet informações sobre a reunião, pois o Conselho Indígena de Roraima (CIR), não passou a informação para eles. Durante a reunião, os dois líderes indígenas não puderam se manifestar pois só conseguiram entrar nas reuniões com credenciamento da tribo Xavantes, já que não receberam credenciamento do Conselho.

Debates
Durante o encontro, vários assuntos foram debatidos como: uma nova proposta indigenista do governo Lula: a criação do Conselho de Política Indigenista, Conferência dos Povos Indígenas, política de saúde, educação e sustentabilidade dos povos, estratégia para a aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas, discussão e planejamento de uma Assembléia Indígena Nacional, ampliação de aliança com aqueles que lutam pela preservação do meio ambiente e reflexão sobre a Convenção 169 da Organização internacional do Trabalho, aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado e a demarcação das terras indígenas. O encontro foi coordenado pelas Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), a Associação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas e Espírito Santo (Apoinme) e a Comissão Indígena Pós Conferência.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.