Sesai - http://portal.saude.gov.br/
09 de Set de 2011
Técnicos da Sesai, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Parintins, representantes do governo e lideranças indígenas deram início hoje (9) a 13ª Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Parintins.
A reunião tem como pauta a discussão do regimento interno do conselho, e segue até amanhã (10), quando será realizada a eleição do novo presidente do Condisi Parintins. Trinta e quatro conselheiros dos municípios de Parintins, Barreirinha, Maués e Nhamundá participaram da abertura da reunião, bem como lideranças locais que vieram acompanhar a eleição.
Para a chefe do DSEI Parintins, Paula Cristina Rodrigues, o encontro marca um novo momento na saúde indígena do local. "Quando iniciamos os trabalhos algumas ações estavam paralisadas no distrito, e em pouco tempo já conseguimos melhoras significativas nas ações", argumentou Paula.
Marcos Pádua, representante do controle social da Sesai, lembrou que o papel dos conselheiros será ampliado com a autonomia gerencial dos distritos. "A responsabilidade aumenta para a gestão, mas principalmente é maior para os conselheiros que terão muito mais ações para fiscalizar".
O atual presidente do Condisi, Nilton Macaxi, disse que confia na estrutura da Sesai e espera melhoras com a transição na saúde indígena. "Agradeço a confiança que todos depositaram em mim duas vezes, e espero que juntos possamos construir um novo momento na saúde indígena da região".
Tempo de Mudança
Paula reiterou a vontade de mudança presente em cada servidor da Sesai, e afirmou que apesar das dificuldades encontradas, acredita que é possível melhorar a saúde oferecida aos indígenas da região. "É importante lembrarmos que se fosse para repetir os erros do passado, não tinha para que criar a Sesai". Para ela, a nova secretaria conseguirá oferecer uma saúde de qualidade aos indígenas, trabalhando em conjunto com as lideranças e articulada com outras instâncias do governo.
A moralização da gestão na saúde indígena também foi tema de destaque para Marcos Pádua. Ele lembrou aos presentes uma explicação usada pelo Secretário da Sesai, Antônio Alves de Souza, para definir a mudança na forma de gerir os recursos da saúde indígena no país, com a criação da Sesai. "O Dr. Antônio sempre nos lembra que cada centavo que é destinado a saúde indígena deve ser aplicado para a saúde dos povos indígenas, sem desvios ou aplicação em outros lugares. Esse é o objetivo da Sesai e é para isso que estamos trabalhando", completou.
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.