VOLTAR

Lideranças indígenas estão preocupadas com isolamento

Folha de Boa Vista
11 de Abr de 2008

Representantes de 12 organizações indígenas se reuniram ontem pela manhã, na sede da Funai, em Boa Vista, e demonstraram preocupação com a possibilidade de isolamento da região da Raposa Serra do Sol, durante o inverno, devido à destruição das pontes que permitiam o acesso à área e que foram queimadas para evitar a desintrusão dos não-índios da terra indígena.

Jonas Marcolino, representante da comunidade indígena do Contão, da terra indígena Raposa Serra do Sol, informou que as pessoas que vivem na região querem que sejam tomadas as providências para que as pontes e trechos da estrada sejam reconstruídos antes da chegada da estação das chuvas.

"Se não fizeram nada logo, a região ficará isolada. Esperamos que ainda não chova enquanto as pontes não forem consertadas", declarou. "Se com as pontes já faltava medicação, agora é que está faltando tudo mesmo".

O coordenador do Comitê Gestor de Acompanhamento das Ações dos Órgãos Federais em Roraima, José Nagib Lima, que participou da reunião com as lideranças, afirmou à Folha que os índios querem que a distribuição de remédios e alimentos seja normalizada o mais breve possível. "Eles pediram que a Polícia Federal acompanhe esse trabalho por causa do clima de insegurança que existe hoje na região. Eles reclamaram do clima de insegurança que se instalou da região", afirmou.

Segundo o administrador executivo regional da Funai em Roraima, Gonçalo Teixeira, participaram da reunião representantes da Associação dos Povos Indígenas de Roraima (Apirr), Aliança de Desenvolvimento Sustentável dos Povos Indígenas de Roraima (Alidcirr), Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (Omir), Centro de Etno-Desenvolvimento Indígena Kaiptá-Contão (Ceikc), Conselho Indígena de Roraima (CIR), Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opirr), Associação dos Povos Indígenas da Terra de São Marcos (APITSM), Sociedade para o Desenvolvimento dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur), Associação de Desenvolvimento dos Povos Indígenas de Roraima (Adepirr), Núcleo de Etno-Desenvolvimento Territorial Indígena de Roraima (Netrirr) e Associação dos Povos Taurepang, Wapixana e Macuxi (TWM).

GOVERNO - As pontes que foram queimadas na região da Raposa Serra do Sol serão reconstruídas pela Secretaria Estadual de Infra-Estrutura (Seinf). O titular da pasta, Orlando Rodrigues Martins Júnior, confirmou a intenção do Estado em realizar as obras em entrevista a uma emissora de televisão local. Para isso, serão destinados, segundo a Assessoria de Comunicação da Seinf, aproximadamente R$ 70 mil.

Este valor, que não estava previsto no orçamento da secretaria, pode ser alterado porque os técnicos da Seinf ainda não estiveram no local para analisar a extensão dos trabalhos que deverão ser realizados.

A ponte do rio Tacutu, na região da Conceição do Maú, conforme informações da assessoria, já está transitável. Uma obra emergencial foi feita pelo Governo do Estado para restabelecer o acesso à região.

A obra da outra ponte ainda vai passar por processo de licitação, que deve demorar em torno de 20 ou 30 dias. A conclusão dos trabalhos vai depender do que foi destruído e do clima. Se chover, vai demorar mais, segundo a assessoria. (AV)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.