VOLTAR

Lideranças indígenas entregam carta com reivindicações ao ministro da Cultura em São Paulo

Instituto Socioambiental - ISA - www.socioambiental.org
17 de Ago de 2015

O documento com demandas prioritárias foi entregue ao ministro Juca Ferreira, no encerramento do II Fórum Nacional de Culturas Indígenas, no qual mais de 200 lideranças indígenas, que representavam 305 povos, debateram políticas culturais

No encerramento do II Fórum Nacional de Culturas Indígenas, realizado no Sesc Belenzinho (SP), no último sábado (17/8), as lideranças presentes entregaram ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, uma carta com suas demandas prioritárias.

Os índios lembram no documento a necessidade - em vista dos ataques e ameaças aos direitos constitucionais indígenas - de se garantir o apoio à demarcação, proteção e sustentabilidade das terras e territórios indígenas para assegurar sua sobrevivência física; reivindicam que o governo institua uma Política Nacional de Cultura para Povos Indígenas e ainda o reconhecimento, valorização e fortalecimento de sua medicina tradicional - caso das parteiras, benzedeiras, pajés e rezadores, entre outros. Pedem também a elaboração de um programa permanente com recursos orçamentários próprios para realizar rituais, cerimônias, festivais de culturas indígenas com a criação de um portal no site do Ministério da Cultura, para divulgar o calendário indígena; e solicitam a criação de uma Secretaria de Cultura dos Povos Indígenas entre outras demandas.
Leia a carta que os índios entregaram ao ministro.

http://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/liderancas…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.