VOLTAR

Lideranças indígenas destacam estreitamento de relações

Governo do Estado de Mato Grosso - http://www.mt.gov.br
Autor: Caroline Lahni
20 de Jan de 2015

Lideranças das etnias Xavante, Kayapó, Pareci e Mutina se reuniram nesta terça-feira (20.01) com o governador Pedro Taques, no Palácio Paiaguás, e apresentaram quatro demandas emergenciais ligadas, principalmente, à infraestrutura. Um cronograma de reuniões individuais com cada etnia foi proposto pelo governador, para receber as solicitações específicas de cada grupo. Os líderes destacaram a importância desse estreitamento na relação entre poder executivo e a comunidade indígena, ainda mais no início de gestão.

Representando toda a comunidade indígena do estado, o cacique Raoni Metuktire demandou a recuperação da rodovia MT-322 - antiga BR-080 - que atravessa o Parque Nacional do Xingu e faz a ligação das rodovias federais 158 e 163. O pedido também compreende a doação de nova balsa para a travessia do Rio Xingu, no ponto em que o rio corta a estrada.

Como o pedido da balsa já tinha sido feito em abril de 2013, Taques afirmou que vai levantar em que fase está essa solicitação, o que está pendente nesse processo, para então dar uma resposta concreta às lideranças. Já a demanda pela recuperação da estrada será encaminhada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). "Vamos pedir para o secretário receber a comunidade lá na secretaria", determinou o chefe do executivo.

Os líderes debateram ainda a indicação de um representante indígena para compor a Superintendência de Assuntos Indígenas, ligada à Casa Civil. Durante a reunião ficou acordado que, à medida que o governador se reunir individualmente com cada etnia, será indicado um nome por grupo e, ao final, será escolhido um representante único para toda comunidade. A preocupação no chefe do executivo é chegar a um nome que seja consenso entre os povos.

Por fim, Raoni pediu apoio do Governo do Estado para as demarcações de terras indígenas. De acordo com o governador, na segunda-feira (19.01) foi solicitado à Procuradoria Geral do Estado (PGE) que encaminhe um ofício ao Ministério da Justiça para que o Estado possa saber "todas as formas de demarcação que existem em Mato Grosso para que tenhamos esse quadro e possamos trabalhar cada um dos casos", informou Taques.

http://www.mt.gov.br/editorias/geral/liderancas-indigenas-destacam-estr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.