VOLTAR

Lideranças Indígenas da Bahia e de Mato Grosso do Sul se reúnem com a SESAI

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br
23 de Ago de 2012

No final da tarde de ontem (22), o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, se reuniu com cerca de 100 indígenas dos estados da Bahia e de Mato Grosso do Sul. Os índios vieram a Brasília para participar de encontro promovido pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana e aproveitaram a oportunidade para se reunirem com a SESAI e apresentar reivindicações para melhoria da saúde indígena. A reunião ocorreu no auditório Emílio Ribas, no edifício sede do Ministério da Saúde.

Além das lideranças indígenas das etnias Terena, Guarani e Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul e das baianas Pankaru, Kariri, Tupinambá, Pataxo, Pataxo Há-há-hae e Xucuru Kariri, participaram da reunião os chefes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) da Bahia, Nancy Filgueiras, e do Mato Grosso Sul, Nelson Olazar, os diretores da SESAI Fernando Rocha, Mariana Maleronka e Carlos Madson, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) da Bahia, Reginaldo Neves, o coordenador do Fórum de Presidentes de Condisi, Jorge Marubo, e o assessor indígena da SESAI, Valdenir França.

Durante o encontro, os indígenas apresentaram reivindicações de melhoria da qualidade do atendimento básico de saúde prestado nas aldeias, em especial a reforma e/ou construção de postos de saúde e polos base, a implantação de sistemas de abastecimento de água e a aquisição de mais veículos para transporte de pacientes e a contratação e qualificação dos profissionais de saúde.

O secretário Antônio Alves destacou a importância da reunião para o fortalecimento da participação do controle social na saúde indígena. "Foi um encontro democrático e participativo que demonstra a determinação da SESAI de fortalecer o controle social e de acolher com respeito e dignidade os povos indígenas", destacou.

Segundo Antônio Alves a reunião serviu também de oportunidade para a SESAI e os DSEIs apresentarem as ações que estão sendo desenvolvidas para atender as demandas dos indígenas. Como por exemplo, a compra centralizada de medicamentos pela SESAI, o que reduz o custo e garante a entrega dos itens pelo Ministério da Saúde principalmente em comunidades de difícil acesso; e a realização de concurso público para contratação de profissionais para saúde indígena, com previsão de ser realizado ainda em 2012.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.