VOLTAR

Lideranças Guajajara e Pankararu entregam reivindicações

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
17 de Mar de 2011

Técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) receberam ontem (16), a visita de representantes das etnias Pankararu (Pernambuco) e Guajajara (Maranhão), que vieram em busca de melhoras no atendimento a saúde prestado a ambas as etnias.

A Diretora do Departamento de Atenção a Saúde Indígena (Dasi), Irânia Marques, destacou a importância do encontro, por trazer reivindicações que vem direto das aldeias. "Um dos objetivos da Sesai é humanizar o atendimento oferecido aos indígenas, e estes relatos ajudam a nos mostrar o que se passa de fato dentro das aldeias".

José Lopes Guajajara, cacique da aldeia Ipú, localizada no município de Grajaú, no Maranhão, pediu que os técnicos da secretaria fossem até a sua aldeia para verificar de perto a realidade vivida. Segundo o cacique, essa visita ajudaria na reestruturação dos serviços de saúde na localidade. "Só da minha família são mais de 120 pessoas. Estamos aqui em Brasília para garantir que o atendimento chegue até a minha aldeia da forma correta".

Irânia pediu ao cacique que o mesmo atue como interlocutor no local. "No momento a Sesai está montando equipes para fazer esse tipo de visita, para verificar a realidade das comunidades. Só dessa forma conseguiremos organizar as equipes corretamente nos distritos e nos pólos. O cacique pode nos ajudar a organizar o atendimento na sua aldeia".

Pólo base Pankararu

Lafaete José da Silva, Presidente da União da Juventude Pankararu (UJP), trouxe documentos para justificar a permanência do pólo base Pankararu, em Pernambuco. "Não é verdade que queremos a mudança do pólo base para a cidade. Este pólo é uma conquista do povo Pankararu e ele deve continuar onde está, junto a comunidade indígena".

Irânia lembrou aos representantes que as demandas serão encaminhadas ao Secretário da Sesai, Antônio Alves de Souza, para os devidos encaminhamentos. "A saúde indígena é prioridade no Ministério da Saúde. Vamos anotar essas demandas, encaminhá-las ao nosso planejamento estratégico para podermos resolvê-las da melhor forma possível".

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.