VOLTAR

Lideranças do Povo Awá Guajá visitam os Guarani

Brasil de Fato - http://www.brasildefato.com.br/
Autor: Cleymenne Cerqueira e Maíra Heinen
05 de Abr de 2010

Os indígenas Tatuxia'a e Manãxika, lideranças indígenas do Povo Awá-Guajá, Maranhão, visitaram no dia 18 de março a aldeia Laranjeira Ñhaderu do Povo Kaiowa Guarani, município de Rio Brilhante, MS.

Os indígenas foram bem recebidos pela comunidade, que cantou e rezou pela presença dos visitantes vindos de tão longe. Os Awá ofertaram ao grupo flechas produzidas pelo seu povo e leram, em sua língua materna, mensagem enviada pelo povo. Os Kaiowá agradeceram e ficaram admirados com a presença desses parentes e também com o presente recebido, observando o tamanho e a qualidade das flechas. Foi um bom pretexto para observar as semelhanças lingüísticas entre os dois povos.

Os indígenas Awá-Guajá ficaram impressionados com a realidade de abandono, pobreza e exclusão vivida pela comunidade. Diziam, "eles não tem terra, moram em barracos de lona na beira da estrada, aqui é muito quente, tem muita lama, não podem plantar, nem colher, como podem viver assim, por que é assim? É uma situação muito triste". Também lhes chamou atenção o bom humor guarani, as conversas, o banho no rio Brilhante e a vida acontecendo no meio de tanto sofrimento. Ficaram 12 horas entre esse grupo indígena conversando econhecendo mais dessa realidade, tomando terere e dançando Guaxiré.

Eles ainda visitaram as comunidades de Kurusu Ambá, Pasu Piraju e Guyraroká, onde entragaram a mensagem do seu povo e as flechas trazidas como um presente especial num gesto de solidariedade aos parentes que vivem em meio a tanta violência. "Os brancos não têm medo de vocês porque vocês não têm flechas. Por isso, não respeitam e atacam vocês", declararam.

Tatuxia'a e Manãxika voltaram preocupados com essa realidade e querendo, de alguma forma, ajudar esse povo. Repetiam muitas vezes, "Guarani Kaiowá também é Awá, também é gente".

http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/nacional/liderancas-do-povo-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.