VOLTAR

Líderança reconhecida mundialmente agradece Andréia Olarte pela valorização das comunidades indígena

A Crítica (Campo Grande - MS) - www.acritica.net
17 de Jul de 2015

A praça foi revitalizada graças ao empenho da primeira-dama, que se sensibilizou com os apelos feitos pelas índias, que há anos vendem produtos naquela localidade

A primeira-dama Andréia e o prefeito Gilmar Olarte, em visita feita nesta quinta-feira (16/7), à praça Oshiro Takimori, mostraram ao líder indígena reconhecido mundialmente Marcos Terena a revitalização realizada naquele lugar, onde funciona a Feira Indígena de Campo Grande.

A praça foi revitalizada graças ao empenho da primeira-dama, que se sensibilizou com os apelos feitos pelas índias, que há anos vendem produtos naquela localidade.

A praça ganhou mais segurança com a instalação da cerca de aço no entorno do Mercado Antônio Valente (Mercadão). Os quiosques onde os indígenas comercializam seus produtos também foram reformados. Com a pintura nova, o lugar ganhou beleza, atraindo não só os olhares da população campo-grandense, como dos turistas.

Outra reforma que teve atenção especial de Andréia Olarte foi a do espaço cultural da Grande Oca da Aldeia, beneficiando a comunidade indígena Água Bonita.

Mas as ações não param por ai. A primeira-dama é presença constante nas aldeias urbanas, onde além de doações, faz levantamentos das necessidades urgentes para garantir uma melhor qualidade de vida daqueles moradores. "A administração Gilmar Olarte dá exemplo de respeito e valorização das comunidades indígenas", observou Andréia Olarte.

O prefeito Gilmar Olarte, durante a visita à feira, destacou que "ampliamos nossas ações com os povos indígenas de Campo Grande e com apoio do Marcos Terena iremos atingir ainda mais nossos objetivos, que é sediar os Jogos Mundiais Indígenas".

Marcos Terena enalteceu as obras de revitalização da praça, agradecendo ao prefeito e à primeira-dama pelo trabalho que veio ao encontro de oferecer dignidade aos feirantes. "O ambiente ficou bonito, seguro e agora cabe a cada um de nós cuidarmos de sua manutenção, igual fosse na aldeia", sugeriu o líder.

Conforme declarações da presidente da feira, Vanda Albuquerque, nunca na história contaram com um prefeito e uma primeira-dama que tivessem um olhar especial para as comunidades indígenas. "Sequer tínhamos a visita do prefeito da cidade. Agora o prefeito Gilmar e a primeira-dama Andréia estão olhando por nós. Eles dão condições de trabalho dignas para nós indígenas", manifestou.

Eventos em agosto

Na semana passada, o prefeito Gilmar Olarte, durante visita a Brasília, encontrou Marcos Terena, que nasceu em Aquidauana, quando o convidou para vir a Campo Grande. Durante a visita realizada na praça Oshiro Takimori, o prefeito Gilmar Olarte ressaltou que, daqui um mês, Campo Grande vai ser sede de dois eventos voltados à comunidade indígena, organizados pela Administração Municipal.

No dia 15 de agosto, o I Encontro de Anciãos e Lideranças Indígenas em Campo Grande, organizado pela Subcordenadoria de Assuntos Indígenas, terá como objetivo promover o encontro entre gerações, como forma de transmitir valores culturais e históricos dos povos tradicionais indígenas residentes no município.

Já a 10ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas será realizada no dia 16 de agosto, pela subcoordenadoria e pela Fundação Municipal de Esporte (Funesp), no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas.

Para o presidente do Conselho dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande, Sander Barbosa, as duas iniciativas representam uma grande conquista. "É uma valorização da população indígena, por meio da visibilidade à cultura dos nossos povos".

Jogos Mundiais Indígenas

A vinda de Marcos Terena resultou também em reconhecimento feito pela Câmara Municipal de Campo Grande. O líder recebeu o título de Visitante Ilustre, homenagem proposta pelo vereador Carlos Augusto Borges (Carlão). O homenageado, que é coordenador dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, mostrou simpatia pela candidatura de Campo Grande de ser sede da segunda edição do evento, ainda sem data definida.

A capital sul-mato-grossense tem como credenciais a estrutura da cidade, onde moram cerca de 10 mil habitantes indígenas, sem contar que Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena, argumentos que foram elencados na apresentação da candidatura, na semana passada, em Brasília. "Com o apoio da Prefeitura, Campo Grande tem promovido grandes eventos, divulgando nossas potencialidades e fortalecendo o nosso comércio e turismo. E se depender do apoio do prefeito Gilmar Olarte, nossa Capital atrairá os olhares do mundo, tornando-se sede dos Jogos Mundial Indígenas", afirmou a primeira-dama.

http://www.acritica.net/noticias/lideranca-reconhecida-mundialmente-agr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.