VOLTAR

Liderança do povo Mayoruna é agredida dentro da própria casa em Coari (AM)

Cimi https://cimi.org.br
Autor: JOSÉ ROSHA
04 de jun de 2019

Por volta das 19h de sábado (1), Francisco Alves da Silva, indígena de 48 anos do povo Mayoruna, foi esfaqueado diversas vezes por um indivíduo não indígena. A agressão aconteceu na residência de Francisco, no município de Coari, localizado a 363km de Manaus (AM). "Eu estava na minha casa quando ele entrou e começou a me furar com duas facas. Eu corri para a cozinha e peguei um terçado para me defender", relata Francisco.

"Mesmo ferido fui para o hospital na minha moto. Quando cheguei lá, desmaiei", afirma Francisco. Chegando ao Hospital Regional de Coari, recebeu atendimento de urgência. No dia seguinte, prestou ali mesmo esclarecimento às autoridades policiais. Segundo ele, a agressão foi praticada por um conhecido dele.

O referido homem era casado com uma indígena Sateré Mawé, a quem costumava tratar com violência. Ele chegava a ameaça-la, dizendo que cortaria a garganta de um dos filhos da indígena com uma faca. Em vista das constantes agressões e ameaças, a esposa de Francisco teria ajudado a mulher a conseguir uma passagem de volta à Barreirinha, seu município de origem.

Francisco Alves é presidente da União Indígena de Coari-Amazonas (UICAM) e sua esposa o auxilia na assistência aos indígenas que vivem naquela cidade. Ele disse estar preocupado com sua segurança, visto que seu agressor teria mandado avisa-lo por meio de terceiros de que o matará quando receber alta do hospital. "Assim que eu estiver melhor vou à Polícia Civil pedir proteção contra essas ameaças", disse Francisco.

https://cimi.org.br/2019/06/lideranca-povo-mayoruna-e-agredida-dentro-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.