VOLTAR

Líder Yanomami reforça parceria com Funasa pela saúde indígena

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
19 de Dez de 2004

O líder Yanomami Davi Kopenawa reforçou a importância da união com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde em Roraima) pela melhoria da saúde indígena no Estado. A afirmação do líder Yanomami ocorreu ontem durante visita ao coordenador da Funasa em Roraima, Ramiro Teixeira.

Kopenawa declarou que o trabalho da Funasa é ponto fundamental em todas as regiões do país, em especial à saúde Yanomami e a dos índios do leste do Estado, que, segundo ele, representa uma força significativa no Estado.

Por sua vez, Ramiro Teixeira afirmou que pretende unir forças, na continuidade do trabalho de assistência à saúde indígena e pediu apoio ao líder Yanomami, que tem uma abertura importante entre as lideranças de seu povo.

Mostrando segurança nas palavras, Davi disse que o verdadeiro inimigo do povo Yanomami é a doença. "Só a união entre índios e não índios é que pode dar fim ao problema que interfere diretamente na vida das populações indígenas", declarou.

Ao final do encontro, Davi Kopenawa foi convidado por Ramiro a participar de uma reunião, a ser realizada às 9h da próxima terça-feira, no auditório da Funasa, entre representantes da Funasa de Brasília, do próprio coordenador e de membros de órgãos e instituições de Boa Vista ligados à saúde e saneamento básico das comunidades indígenas.

Na pauta da reunião está a assinatura de convênios de educação, saúde e liberação de recursos para obras. Davi garantiu a participação no encontro logo que voltar da área indígena.

REUNIÃO - A visita do líder Yanomami Davi Kopenawa na sede da Fundação Nacional de Saúde se deu por motivo de sua participação na reunião do Conselho Local de Saúde do Pólo Base de Awaris, área indígena Yanomami. O Conselho Local é uma instância de controle social, não só da região em questão, mas de todas as comunidades da floresta assistidas pela Funasa.
A reunião aborda a problemática da saúde Yanomami e avalia as condições de vida e os serviços prestados pela Fundação em todas as regiões. O encontro tem apoio da Funasa, que também enviou representantes para as discussões. De acordo com Ramiro Teixeira, o objetivo é fortalecer a mobilização comunitária e garantir a realização de um trabalho de qualidade, não só para as comunidades assistidas, mas para os muitos profissionais que estão em área. Além de Kopenawa, outros líderes comunitários participam do encontro levando para a pauta de discussões toda a problemática de suas regiões. (R.R)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.