VOLTAR

Líder indígena diz que brigará pela não construção da Usina de Belo Monte

R7 - http://noticias.r7.com/
Autor: Priscilla Mendes
02 de Jun de 2010

Cerca de vinte lideranças indígenas se reuniram por quase quatro horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (02) para discutir, dentre outros assuntos, a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A liderança da comunidade Caiapó, Akiaboro Caiapó, disse que sua comunidade está irredutível em relação à construção da usina porque falta diálogo entre os indígenas e o governo.

- Eu quero sentar, eu quero conversar antes de guerra, antes do problema que vai acontecer. Porque se não vai acontecer muita coisa e aí vai sair o nome do governo muito sujo. [...] Os índios não querem construir a Belo Monte. Não foi conversado sobre isso. Os brancos querem. Aí sim, índio e branco vão começar a brigar por causa de Belo Monte.

Participaram também da reunião os ministros da Justiça, Casa Civil, Minas e Energia, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Educação, Esporte e Previdência, do Gabinete de Segurança Institucional e da Secretaria de Direitos Humanos, o vice-presidente, José Alencar e do presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio Meira, que destacou a disposição do presidente Lula em dialogar.

- Nem tudo o que os indígenas solicitam o governo necessariamente tem que concordar. Mas o diálogo é franco. [...] Lula queria saber como avançaram as demandas que os índios fizeram na Comissão Nacional dos Povos Indigenistas e têm feito ao longo desses anos.

Dentre os avanços citados por Meira, estão a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena, que deve ser institucionalizada na próxima semana por meio de decreto, e a reestruturação da Funai. Márcio Meira também apontou a breve criação do Estatuto dos Povos Indígenas (substituto do antigo Estatuto do Índio, de 1973) e do Conselho Nacional de Política Indigenista.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.