VOLTAR

Líder indígena critica atuação da Funasa em área yanomami

Folha de Boa Vista
02 de Jun de 2007

O líder yanomami Davi Kopenawa, em entrevista ao CCPY, fez duras críticas à atuação da Funasa na região yanomami.

Segundo o líder indígena, dinheiro não é problema, o problema é pessoal. Ele diz que falta diálogo com as lideranças da Funasa. Disse que os recursos enviados por Brasília para comprar equipamento, remédio e pagar funcionários está voltando para Brasília.

"O pessoal da Funasa não conversam com ninguém, não nos falam nada, não falam, não explicam. Eles só explicam quando a gente vai lá conversar. É somente isso que é dito, que o dinheiro é repassado mas enviam de volta para Brasília, isso eu não entendo".

Davi afirmou que a Funasa toma os Yanomami como ignorantes e que está sendo gasto muito dinheiro com aviões e pouco com saúde indígena.

"Nos tomam como ignorantes. Gastaram muito com aviões, a saúde enfraqueceu, as doenças aumentaram. Gripe, que para os Yanomami é forte, vira pneumonia. Quando não tem remédio no pólo-base, vai fazer o que, dar água para curar pneumonia? Por isso que ficam mandando muitos Yanomami lá pra Casa do Índio (Boa Vista, RR). Para mim, isso não é bom. Eu não gosto de só ficarem fazendo remoção em avião. Eles fazem remoção porque nem tem remédio no posto", denunciou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.