VOLTAR

Líder indígena brasileira participa de encontro com príncipe Charles, na COP26

O Globo: https://oglobo.globo.com/
Autor: Camilla Alcântara
04 de Nov de 2021

Herdeiro do trono britânico se reuniu com a coordenadora executiva da Apib, Sônia Guajajara; evento também teve presença do ator Leonardo DiCaprio e do enviado especial dos EUA para questões climáticas, John Kerry.

RIO - Líderes indígenas se reuniram nesta quinta-feira com o príncipe Charles, em Glasgow, onde ocorre a COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Entre eles, a coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sonia Guajajara. No encontro, representantes dos povos originários falaram sobre a importância de empresas e governos como aliados na preservação ambiental e proteção de direitos indígenas.De acordo com Sonia, o encontro foi realizado para levar a voz dos ativistas indígenas brasileiros até o Reino Unido, se colocando à disposição para auxiliar em aspectos debatidos na Terra Carta, documento publicado pelo príncipe que convoca empresas para um plano de recuperação da natureza. Também participaram líderes indígenas da Venezuela, das Filipinas e dos Estados Unidos.
- Sem nós [os indígenas], não haverá solução para a crise climática - disse Sonia.

O príncipe Charles, filho mais velho da Rainha Elizabeth II, concordou: - São quem realmente protegem o meio ambiente.

Durante a COP26, a delegação da Apib também se reuniu com o príncipe de Mônaco, o ator e ativista Leonardo DiCaprio e o enviado especial dos Estados Unidos para questões climáticas, John Kerry. Sonia ressaltou que a proposta que o Reino Unido apresenta através da Terra Carta para reduzir as mudanças climáticas também passa por ações internas do próprio país, além do investimento em terras estrangeiras.

- Falamos de respeito a direitos humanos e ambientais, não é 'pagar aqui e destruir lá - disse Sonia, referindo-se à doação de US$ 1,7 bilhão (equivalente a R$ 9,66 bilhões) de empresas e países para apoio a territórios indígenas.

Segundo a coordenadora da Apib, o herdeiro do trono inglês também falou sobre a preocupação com a temperatura global, percebendo que mais vozes precisam ser escutadas para que a meta de limitar a elevação da temperatura para no máximo 1,5oC.

Nesta quarta-feira, Sonia conversou com o ator Leonardo diCaprio e realçou o impacto de uma voz de grande alcance mundial no enfrentamento direto a líderes como o presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

- Ele [DiCaprio] tem enfrentado o Bolsonaro, enquanto Bolsonaro faz tudo para legalizar a destruição [ambiental] - afirmou.

FONTE: https://oglobo.globo.com/mundo/lider-indigena-brasileira-participa-de-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.