VOLTAR

Licório vai construir escolas para índios

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
Autor: ANTONIO QUEIROZ
06 de Dez de 2005

Os índios de Rondônia vão ganhar 11 escolas com fachadas dentro do padrão de pintura corporal de cada etinia, de acordo com projeto desenvolvido em Ji-Paraná, por eles concebido. A reivindicação foi feita durante reunião realizada no projeto de educação indígena, incluso na Gerência de Educação da Seduc, quando os representantes das etnias manifestaram seu desejo de que as escolas a serem construídas fossem feitas fora do padrão convencional.
O convênio assinado pelo governador Ivo Cassol e o secretário da Educação, César Licório, destinado à construção destas escolas de Ensino Fundamental para Educação Indígena, vai atender as comunidades de Alta Floresta, em processo de execução, na terra indígena Rio Branco, escola Kap Sogo Tupari, estando em processo de licitação às escolas a serem construídas nos municípios de Cacoal (1), na terra indígena 7 de Setembro, Espigão do Oeste (4), na terra indígena Roosevelt, Guajará-Mirim (3), na terra indígena Pacaás Novos e Ji-Paraná (2), na terra indígena Gavião, com recursos próprios do Estado.
A distribuição das escolas foi feita pela comunidade indígena, obedecendo aos critérios de maior número de alunos e tamanho da etnia. Atualmente, o Governo de Rondônia atende 2.700 alunos de origem indígena, sendo que este projeto deve aumentar a demanda, haja vista que irá atender as necessidades de implantação do segundo segmento do ensino fundamental e continuidade do primeiro segmento, conforme tipologia e distribuição no quadro orçamentário.
O custo aproximado do investimento será de R$ 832;534.48, montante assegurado através do tesouro do Estado. De acordo com o secretário de educação, professor César Licório, "as escolas diferenciadas indígenas, com prédios próprios e currículo, que envolverá a cultura das diferentes etnias, constituem programa que integra a componente da melhoria da eficiência das escolas públicas estaduais, atendendo mais uma determinação do governador Ivo Cassol".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.