VOLTAR

Lição de exercício da cidadania entre os indígenas Potiguara

Instituto Warã
14 de Out de 2004

Lideranças indígenas Potiguara , da Paraíba, e suas comunidades deram uma verdadeira lição de exercício da cidadania nestas eleições municipais. Os Potiguara de Baia da Traição - localizada a 60 Km de João Pessoa - elegeram o vice-prefeito, Adelson Deolindo da Silva, e seis vereadores; em Marcação, município de tradição indígena da mesma etnia, foram eleitos o prefeito, Paulo Sérgio Potiguara e o vice-prefeito, a indígena Íris Potiguara, além de cinco, dos nove vereadores que compõem a Câmara Municipal.

A eleição dos indígenas nos municípios Potiguara foi classificada pelo presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, como "a vitória das comunidades indígenas conscientizadas e reflexo da conquista dos índios pelo direito de exercer a sua cidadania". - É um marco histórico - acrescentou o presidente e lembrou que na maioria dos estados de todas as regiões do país muitos indígenas foram eleitos.

O administrador regional da Paraíba, Petrônio Machado Filho, considerou os resultados como "fruto de um trabalho de consolidação política dos Potiguara".

Outras vitórias - Em São Paulo, o índio Terena da comunidade Araribá, Paulo Roberto Sebastião, foi eleito vereador com 165 votos, pelo município de Avaí (SP). De acordo com Amaury Vieira, administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Bauru (SP), o fato de um índio ter sido eleito demonstra a importância da comunidade indígena na região: "É muito bom ter uma força política indígena na Câmara Municipal. Foi um ganho para a comunidade".

A candidatura de Paulo Roberto demonstra a conscientização e união dos povos Guarani e Terena da região. É a terceira vez que um índio se elege vereador no município, mas havia duas eleições que nenhum indígena conseguia um lugar no legislativo local. No fim dos anos 80 e início da década de 90, o Terena Mario Camilo foi vereador na cidade por dois mandatos consecutivos.

Em São João das Missões (MG), o índio Xacriabá José Nunes vence as eleições para prefeito e reafirma a escalada da conquista da cidadania pelos povos indígenas. No Maranhão, Davi Krikati foi eleito vereador de Montes Altos; em Pernambuco, Agnaldo Xukuru é um dos novos vereadores de Pesqueira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.