VOLTAR

Lentes francesas em comunidade indígena

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br
03 de Mai de 2010

A Festa do Dia do Índio na terra indígena Raposa Serra do Sol, comunidade do Maturuca, foi registrada por uma equipe de franceses que está produzindo o documentário "Amazônia - A Última Fronteira". A rotina da comunidade, as lideranças que lutaram pelo direito a terra, o trabalho de mídia feito pelos próprios indígenas, o cerimonial e parte da recepção do presidente Lula serão pontos de destaque dentro do roteiro do filme, uma produção feita em parceria entre o governo da França e do Brasil.

Este documentário sucede o filme "Herança de uma utopia" (La Ruée Sauvage), documentário que aborda as mais importantes conquistas da Amazônia no século XX. Este documentário foi exibido no ano de 2003 pelo France 5, Arte Tv e em vários outros canais de televisão do mundo..

A primeira edição do filme "Amazônia - A Última Fronteira" foi destaque de 12 páginas no Le Mond, jornal de maior circulação da França, e foi fonte de inspiração para o livro "Revê Amazonien", do escritor Michel Braudeau da editora Gallimard.

Esse novo trabalho dos documentaristas Alexajandro Valenti, Marc Valenti e Cristiano Grico tem como foco o futuro da região amazônica, numa viagem pelo seu território ainda desconhecido, revelando uma Amazônia que desperta para o terceiro milênio, a utopia e o entendimento relacionando o homem e seu meio ambiente.

O projeto do vídeo prevê o acompanhamento e filmagem dos grandes projetos na região buscando dimensionar o impacto no desenho desse novo perfil da região no século XXI, nos planos ambiental, científico e humano.

A produção do documentário é de responsabilidade das empresas Mano-a-Mano (França) e a MPC & Associados (Brasil), produtoras de documentários e longa-metragens. O "Amazônia - A Última Fronteira" terá a produção executiva de Jean Robert, que assina produções de minisséries como Mad Maria e Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, que já foram exibidas pela Rede Globo de Televisão.

A MPC & Associados é uma produtora brasileira de cinema e televisão, fundada em 1982 por Alberto Graça e Luciana Boal Marinho, que já realizou 50 documentários e programas de televisão para os mercados brasileiro e internacional e co-produziu ainda diversas séries com canais de televisão da Europa, entre eles o Canal +, France 2, France 5, Arte, RTP e BBC.

Na área de longas-metragens de ficção, produziu, entre outros títulos, "Memórias do Medo" (Alberto Graça), seleção oficial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes; "The Art of War" (Richard King) co-produção com KRE (USA); "Le Jaguar" (Francis Veber), co-produção com Gaumont International; e "O Dia da Caça" (Alberto Graça), seleção oficial de diversos festivais (Mostra de São Paulo, Festival do Rio, Biarritz, Havana, Xangai, Latin-American Cinema Festival of New York, entre outros), tendo recebido diversos prêmios.

A Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Femact) atuou com suporte técnico, assistência de produção e logística de apoio aos profissionais que estiveram no Estado.

http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=85475

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.