VOLTAR

Lentes cidadãs

Pesca & Companhia n. 164, ago 2008, Fisgadas, p. 17
31 de Ago de 2008

Lentes cidadãs
Campanha volta o olhar de quem vive em São Paulo a seus mananciais

Muito se fala sobre o uso consciente da água, mas as nascentes acabam sendo desconhecidas entre a maioria de seus beneficiários. Foi pensando nisso que o ISA (Instituto Socioambiental) e o Estúdio Madalena criaram a "Expedição de Olho nos Mananciais".
Foram 600 inscritos em 30 grupos liderados por renomados fotógrafos. No dia 10 de junho, eles saíram a campo nas proximidades das represas Billings e Guarapiranga a fim de mostrar um novo olhar sobre esses lugares essenciais para sua sobrevivência. O sucesso foi tanto que surgiram mais de 70 grupos espontâneos e a campanha foi prorrogada até o dia 30 de julho.
De acordo com o ISA, o objetivo do projeto era voltar os olhos dos paulistas para os reservatórios de água que abastecem suas cidades, visando uma mobilização dos participantes em prol da conservação desses reservatórios. Projetos de educação ambiental como os grupos de jovens em Grajaú e estudos sobre as condições da água também fazem parte da campanha.
As sete mil fotos esperadas serão analisadas pelo curador, o fotógrafo Iatã Canabrava. Há um projeto para que em 2009 um livro seja lançado com pelo menos uma foto de cada participante. Uma exposição também está nos planos dos organizadores do eveto.
A campanha que superou as espectativas e mobilizou milhares de pessoas em prol da preservação dos manancial tem parceria com o SESC-SP.

Pesca & Companhia n. 164, ago 2008, Fisgadas, p. 17

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.