VOLTAR

Lançamento do filme Xapiri acontece nessa sexta-feira

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
26 de Out de 2012

Lançamento do filme Xapiri acontece nessa sexta-feira

RAISA CARVALHO

Nessa sexta-feira, acontece o lançamento do filme "Xapiri" no cinema do Sesc Mecejana a partir das 20 horas. O documentário tem duração de 54 minutos e a entrada é franca.

De acordo com Marcos Whesley, coordenador do Instituto socioambiental, o filme foi primeiramente lançado no Rio+20, e agora será exibido pela primeira vez em Roraima.

"Desde quando o filme estava sendo produzido e gravado, já queríamos exibí-lo em Roraima, berço dos Yanomamis", explicou.

Segundo ele, o objetivo é mostrar a beleza da cultura indígena através do audiovisual. "Esse filme é uma janela para divulgar uma cultura tão bela", contou.

O filme foi concebido de modo a levar em conta duas noções diferentes de imagem: a dos yanomamis e a nossa

A realização do filme é feita por Hutukara Associação Yanomami e o Laboratório de Cultura e Tecnologia em Rede/ i21. E a produção é Cinemateca Brasileira junto com o Instituto Socioambiental.

A direção é feita por Bruce Albert, Gisela Motta, Laymert Garcia dos Santos, Leandro Lima e Stella Senra.

Xapiri é um filme experimental sobre o xamanismo yanomami, realizado por ocasião de dois encontros de xamãs na aldeia de Watoriki, Amazonas, em março de 2011 e abril de 2012. O filme foi concebido de modo a levar em conta duas noções diferentes de imagem: a dos yanomami e a nossa. Não se trata, pois, de explicar o xamanismo, seus métodos ou procedimentos, mas de tornar visível e sensível, para públicos de culturas diferentes, o modo segundo o qual os xamãs "incorporam" os espíritos, como seus corpos e suas vozes se transformam tanto no contato com os espíritos quanto ao "passar" de um a outro espírito.

O experimento consistiu de início, no esforço para entender a complexa noção de imagem yanomami, muito diversa da que conhecemos; em seguida tratou-se de gerar imagens e sons das performances xamânicas com o intuito de criar "simulações" dessas "passagens de imagens" por meio de nossas tecnologias digitais.

SERVIÇO

Lançamento do filme Xapiri

Data: 26 de outubro

Local: CineSesc Mecejana

Hora: 20 horas

Entrada franca

Folha de Boa Vista, 26/10/2012

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=138736

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.