VOLTAR

Lagoas de Carapebus sofrem com poluição e descaso

Século Diário - http://www.seculodiario.com.br/
Autor: Jussara Baptista
26 de Jan de 2019

Lagoas de Carapebus sofrem com poluição e descaso
26 de janeiro de 2019

Jussara Baptista

Até um pesque-pague famoso na Lagoa de Carapebus fechou as portas

Um complexo de lagoas, localizado no bairro de Carapebus, na Serra, sofre com a poluição, fruto do descaso do poder público municipal e também estadual. De acordo com proprietários de terra na região, até um pesque-pague que funcionava há cerca de oito anos teve que encerrar as atividades, pois não existem mais peixes e o nível das águas está escasso nas lagoas que, no momento, agonizam.

Segundo relato dos próprios moradores, o problema intensificou-se depois a que a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) iniciou a construção de redes de esgoto próximo às lagoas.

Não houve, porém, a conclusão das redes elevatórias para coletar o esgoto na região. Assim, muitos dejetos escorrem para as lagoas do Baú e de Carapebus, que ficaram ainda mais poluídas, o que também intensificou o crescimento de vegetação espessa em toda a superfície das lagoas, inviabilizando completamente a navegação de pequenos barcos. A comunidade reivindica uma solução definitiva para a situação.

O prazo era para que as obras fossem entregues em julho de 2018, segundo a Prefeitura da Serra e Governo do Estado, o que não foi cumprido. O atraso coloca em risco um complexo de lagoas que integram a Área de Proteção Ambiental (Apa) de Praia Mole. Associações de moradores chegaram a acionar o Ministério Público Estadual (MPES) pedindo que o órgão cobre da concessionária a conclusão das obras.

José Laurentino, sobrinho de Déa Maria dos Santos Silva, proprietária de terra próxima à lagoa de Carapebus, explica que a tia acumula prejuízos financeiros, uma vez que depois do início das obras seu pesque-pague simplesmente deixou de existir.

Segundo Laurentino, as obras da Cesan foram realizadas sem autorização de sua tia. "Todas as águas que corriam no terreno dela foram poluídas e, com o tempo, foi surgindo uma vegetação e a água secou. Praticamente não existe mais água", disse. De acordo com ele, a família procurou a Secretaria de Meio Ambiente da Serra, sem que nada fosse feito para resolver o problema.

http://www.seculodiario.com.br/public/jornal/materia/lagoas-de-carapebu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.