VOLTAR

Krahô-Kanela voltam para Gurupi

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Alessandra Bacelar
22 de Jun de 2004

Desde a noite de sábado passado a Casa do Índio de Gurupi é novamente a morada provisória dos índios Krahô-Kanela. Depois de nove dias ocupando a Fazenda Planeta, no município de Lagoa da Confusão, a 232 quilômetros de Palmas, e fazer dois oficiais de justiça reféns, os índios fizeram um acordo com a Justiça Federal e saíram de forma pacífica do local. Na Casa do Índio há quatro casas, mas uma delas ainda em construção, sem reboco, telhas e com uma enorme casa de abelhas na parede.

O lugar, segundo os índios não oferece condições para abrigar os 86 Krahô-Kanela. As mulheres reclamam que falta gás de cozinha, a comida está sendo feita em fogões improvisados. Outro problema apontado é a iminente falta de água, já que o poço artesiano está com o volume de água baixo, e deve durar menos de uma semana. Os índios afirmam que vão ficar no local apenas os 45 dias de prazo acordado com a Justiça. "Já esperamos demais. Assim que terminar os 45 dias voltaremos para a região da mata alagada, e dessa vez as coisas vão ser bem diferentes", desabafou o cacique Mariano Krahô-Kanela. O administrador da Funai em Gurupi, Euclides Dias Lopes, disse que vai começar a procurar um local que possa receber os índios, mas ainda não tem nada em mente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.