VOLTAR

Krahô-Kanela ocupam sede da Funai em Gurupi (TO)

Cimi-Brasília-DF
27 de Mar de 2006

Mais uma vez foi preciso que o povo Krahô-Kanela recorresse uma medida extrema para serem ouvidos em busca do seu direito à terra. Cansados de esperar uma posição da Funai sobre a regularização definitiva da Terra Mata Alagada, no município de Lagoa da Confusão - TO., os Krahô-Kanela ocuparam na manhã desta segunda-feira, 27, a sede da Funai -Fundação Nacional do Índio, em Gurupi.

Os indígenas que estão ocupando o prédio da Funai aguardam, a chegada dos Karajá-Xambioá , Apinajé e de representantes da Organização Indígena do Tocantins (OIT), que irão se dar apoio ao grupo. O líder dos krahô-canela, cacique Mariano Krahô-Kanela afirmou que "só sairão da Funai se for para a terra Mata Alagada". Segundo o cacique Mariano, a decisão de ocupar a sede da Funai surgiu após ter passado mais de um mês do prazo estabelecido pela Fundação para que os indígenas pudessem retornar definitivamente para a Mata-Alagada.

Cacique Mariano explica que em dezembro a Funai finalmente criou a reserva indígena da terra Mata Alagada, e fez um acordo afirmando que os Krahô-Kanela poderiam retornar para a terra até 31 de janeiro de 2006. Entretanto, já se passaram quase dois meses do prazo estabelecido pela Fundação e o acordo não foi cumprido e nenhuma posição foi dada.

Mariano afirma também, que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), responsável pelo levantamento fundiário da área, teria concluído e entregue o relatório para a Funai, ainda em Janeiro. Para o Cacique o que existe é um descaso da Fundação em relação a resolução definitiva do problema, uma vez que até a verba para a regularização da terra virá dos recursos do Incra. "Apesar do orçamento não ter sido votado a Funai possui recursos para demarcar a terra, nós não podemos esperar mais amontoados na Casa do Índio", frisa Mariano.

HISTÓRICO

No Tocantins, atualmente o povo Krahô-Kanela é a maior vítima da usurpação de terras indígenas. A terra Mata Alagada foi tomada a força dos Krahô - Kanela no final da década de 70. Desde então, este povo peregrinou por vários municípios do Estado, mas não deixou de lutar para reaver suas terras. Há quase três anos, mais de 90 pessoas dos 333 krahô-kanela, vivem em condições sub-humanas na casa do Índio, situada no município de Gurupi. O grupo foi para o local após um acordo realizado com a Funai de que em no máximo três meses resolveria à questão de sua terra.

Somente em dezembro do ano passado, após vários protestos e uma mobilização nacional, foi que a Funai aprovou a criação da Reserva Indígena Mata Alagada. Entretanto, após a criação da Reserva, mais uma vez a Funai demonstrou descaso com a questão, já que passada mais de dois meses do prazo estabelecido não foi apresentada nenhuma definição sobre quando os krahô-canela poderiam retornar para sua Terra.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.