VOLTAR

Kayapó anunciam fim da paralisação da balsa sobre o Rio Xingu

Instituto Socioambiental - http://www.socioambiental.org/
25 de Mai de 2010

Iniciada em 23 de abril, como forma de protestar contra a construção da usina de Belo Monte e contra o leilão promovido pelo governo federal em 20 de abril, os Kayapó, liderados por Megaron e Raoni, divulgaram nota no sábado, 22 de maio, encerrando a paralisação. Anunciaram também sua participação na reunião que se realiza esta semana em Altamira com outroas lidernaças indígenas e devem ir a Brasília particpar de reunião com indígenas de todo o Brasil. Leia a nota.

Aldeia Piaraçu, 22 de Maio de 2010

Nós do movimento da paralisação da balsa de travessia do Rio Xingu-MT queremos informar para todos que, com a chegada do cacique Raoni Metuktire, encerramos o nosso movimento da paralisação da balsa.

Mais uma vez o Governo Federal não nos respeitou indígenas, não veio falar com nós.

Assim como ele não respeitou a própria constituição Federal Brasileiro de 1988, a convenção 169 OIT e Declaração da ONU sobre o direito indígena.

Agora nós vamos para a reunião de Altamira onde irá reunir com os indígenas que vão ser atingidos por barragem Belo Monte.

Para Brasília vamos unir com os indígenas de todo Brasil para discutirmos sobre a nossa situação com o Governo Federal.

Parece que não tem órgão oficial do Governo para proteger nós indígena.

Queremos pedir aqui um respeito, nós queríamos que o Governo Federal, Estadual e Municipal respeitar nós indígenas. É o que temos para informar à todos que trafegam pela balsa aqui no Rio Xingu.

Megaron Txukarramãe

Saiba mais. http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3073

http://www.socioambiental.org/noticias/nsa/detalhe?id=3091

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.