VOLTAR

Katukinas fecham rodovia no Acre contra mudanças na saúde indígena

G1- http://g1.globo.com
Autor: Anny Barbosa
27 de Out de 2016

Indígenas da etnia Katukina fecharam, na manhã desta quinta-feira (27), por cerca de oito horas, dois trechos da BR-364 em Cruzeiro do Sul, que fica próximo das terras indígenas. O protesto foi contra a municipalização da saúde indígena, mudança que foi anunciada pelo governo federal, mas revogada ainda nesta quinta.

Os indígenas protestavam contra mudanças divulgadas pelo Ministério da Saúde pelas portarias 1.907 e 2.141, que acabavam com a autonomia financeira e orçamentária da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI's) na gestão de recursos.

O coordenador substituto da Fundação Nacional do Índio (Funai), Jairo Lima, informou que por volta do meio-dia [15h, no horário de Brasília] os indígenas liberaram a rodovia após a revogação dessas mudanças no Diário Oficial da União.

Um dos líderes indígenas, Petrônio Katukina informou que a manifestação iniciou às 4h com o objetivo de repudiar as mudanças na administração da saúde indígena. "Isso não é só nós, é todo o Brasil. O ministro quer acabar com a Sesai e esse decreto só vai nos prejudicar. A saúde é um direito nosso. É como se ainda hoje o índio fosse massacrado", reclamou.

O cacique da aldeia Waninawa, Maurício Katukina, de 53 anos, disse que teme que volte a ser como antigamente quando os doentes eram levados dentro de redes até a cidade de Cruzeiro do Sul para conseguir atendimento. "Nosso medo é acabar a Sesai e voltar a ser como era antes. Nos carregavam em redes para cidade e muitas vezes índios morriam na viagem. Tenho medo que isso volte acontecer", explicou.

Os indígenas liberaram as duas barreiras após o decreto publicado na manhã desta quinta (27) no Diário Oficial da União revogando as mudanças na saúde indígena como a municipalização e a autônima de recursos.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/10/katukinas-fecham-rodovia-no…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.