Site da Funai
24 de Set de 2003
Indígenas Karajá e Xavante, participam do projeto Rito de Passagem, desenvolvido pelo Instituto de Tradições Indígenas (IDETI), que programou para a próxima sexta-feira (26), às 9h30, no Anfiteatro da Universidade de Brasília (UnB), um debate com o tema "Encontro com a Tradição Indígena - tradição no mundo contemporâneo: povos indígenas e novas tecnologias". À tarde, no Núcleo de Dança da UnB, a programação incluirá uma oficina de pintura corporal e dança ritual dos povos Xavante e Karajá.
Desde segunda-feira (22), às 12h, no anfiteatro 15 da UnB o projeto exibe o documentário "A Uwê Upatabi (palavra que quer dizer Xavante) - o povo verdadeiro", produzido pelo Núcleo de Cultura Indígena e pela Associação Xavante de Pimentel Barbosa, premiado no I Festival de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás.
Do debate pela manhã, participam o cacique da aldeia Fontoura e professor da Universidade Indígena de Cuiabá, Coxiini Karajá e Caimi Xavante, professor da Escola Indígena na aldeia Etenhiritpá, além de professores do Departamento de Antropologia e do Laboratório de Línguas Indígenas, do Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernáculos, da UnB
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.