VOLTAR

Kaingang batem recorde na colheita de soja no Paraná

Site da Funai
29 de Mai de 2002

Os índios Kaingang da Terra Indígena Rio das Cobras despontam como os maiores produtores de soja do município de Nova Laranjeira, no Paraná.Eles estão comemorando a colheita de 8.330 sacas numa área de plantio de 180 hectares e se preparam para tentar dobrar a produção na próxima safra. A produção é auto-suficiente e todos os equipamentos estão sendo adquiridos pela Associação Kaingang do Rio das Cobras, presidida pelo cacique Neoli Olíbio.

Há quatro anos, a associação, incentivada pelo chefe do Posto Indígena da Funai, Martin Rodascki, que assumia a função com a vontade de trabalhar a valorização da etnia Kaingang, começou a incrementar o plantio da soja. Inicialmente, os índios tiveram o apoio da Funai na cessão de equipamentos. Hoje, todo o maquinário foi comprado com recursos da associação indígena, que possui caminhão graneleiro, colheitadeiras, espalhadores de calcário e tratores. Todos os índios que trabalham na produção recebem salário. Até hoje, a associação investiu todo o resultado das colheitas. Só após a ampliação para 400 hectares é que os lucros começaram a ser divididos na comunidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.