VOLTAR

Juventude indígena de Rondônia realiza primeiro encontro agora em dezembro

Diário da Amzônia - diariodaamazonia.com.br
15 de Dez de 2021

Juventude indígena de Rondônia realiza primeiro encontro agora em dezembro
Evento tem o objetivo de unir e fortalecer o diálogo entre os jovens indígenas do estado

15/12/2021

O encontro tem o objetivo de unir e fortalecer o diálogo entre os jovens indígenas do estado de Rondônia, visando tudo o que aconteceu no ano de 2021, e se preparar para o ano de 2022, falar sobre as ideias e pensamento da juventude no planejamento da gestão territorial em geral, o desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, uma vez que os povos indígenas estão na linha de frente das emergências climáticas no Brasil e a juventude nossa grande esperança para a mudança no mundo.

O encontro terá início nesta sexta-feira (17) e contará com indígenas das etnias Paiter Suruí, Sakyrabiar, Sabanê, Tupari, Cinta larga, Macurap, Uru eu wau wau, Karitiana, Juma, Oro Nao, Oro Waran, Canoe, Jabuti e Arara.

O movimento "Juventude Indígena de Rondônia" foi fundado pela representante Txai Suruí no começo do ano de 2020. Devido à pandemia de Covid-19, se viu necessário o diálogo e proximidade das comunidades indígenas que estavam isoladas, fazendo um diagnóstico da real situação e dificuldades enfrentadas. Uma das primeiras atividades do movimento foi a entrega de cestas básicas e materiais de higiene pessoal para garantir o isolamento social das comunidades indígenas.

Esse ano, o Movimento da Juventude de Rondônia esteve presente junto com as delegações do Sul do Amazonas e Noroeste do Mato Grosso na maior mobilização indígena do país, o acampamento Luta Pela Vida em Brasília, cujo principal objetivo foi acompanhar o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1.017.365, que discute a tese do marco temporal, que restringe direitos aos territórios tradicionais. (A.I.)

https://www.diariodaamazonia.com.br/juventude-indigena-de-rondonia-real…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.