INFOIRNET
03 de Ago de 2007
Jovens da cidade e do interior se reuniram do dia primeiro a três de agosto, sexta-fera, para discutir Direitos indígenas.
A palavra de ordem foi: "Em defesa dos nossos direitos".
A abertura foi embalada pelo Hino Nacional Brasileiro entoado pela Banda Oficial do Exército Brasileiro no ginásio Municipal Arnaldo Coimbra. Na cerimônia estiveram presentes autoridades municipais, estaduais e do oficial da Unicef Márcio Atanásio.
Na cerimônia de abertura, Domingos Barreto diretor presidente da FOIRN diz que é preciso que a juventude indígena viva bem na sua própria terra sem ir em busca de melhoria de qualidade vida em terras estranhas. "A FOIRN, não pode deixar de apoiar e parabenizar esta iniciativa porque a razão de existência desta federação tem seu marco na defesa dos direitos coletivos dos 22 povos indígenas que habitam mais 500 comunidades ao logos dos rios". Afirma a liderança indígena do povo tukano.
Em entrevista ao jornal A Crítica, do Amazonas, o coordenador do congresso, Délio Firmo Alves, 22, da etnia dessana diz que o objetivo do congresso é reunir adolescentes e jovens indígenas e descobrir o que eles pensam sobre temas importantes da agenda pública contemporânea. Pretende ainda possibilitar que os próprios adolescentes indígenas discutam os problemas que atingem a população infanto-juvenil de São Gabriel da Cachoeira.
O evento foi organizado pelo Movimento dos Estudantes indígenas do Amazonas(MEIAM) e teve apoio, entre outras instituições, da Pastoral da juventude de São Gabriel da Cachoeira, Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira, Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência-UNICEF, COIAB, FUNAI, FUNASA e Federação das Organizações Indígenas FOIRN.
Uma carta-proposta está sendo redigida e será repassada durante o ato público que acontecerá hoje, 03 às 17:00 horas as autoridades locais.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.