VOLTAR

Justiça proíbe show próximo à Reserva do Tinguá

((o)) eco - https://www.oeco.org.br/
Autor: Sabrina Rodrigues
11 de Out de 2018

Justiça proíbe show próximo à Reserva do Tinguá
11 outubro 2018 15:22

Por Sabrina Rodrigues

A juíza Luiza Lourenço Bianchini, da 2ª Vara Federal de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, concedeu, na quarta-feira (10), liminar favorável ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que pediu o cancelamento de um show na Fazenda Tucano, próximo à Reserva Biológica (Rebio) do Tinguá, que estava marcado para acontecer na sexta-feira (12).

Na ação, o ICMBio argumentou que o evento, sendo de grande porte, com atrações conhecidas pelo público, e com estimativa da presença superior a duas mil pessoas no entorno da Rebio acarretaria danos inestimáveis à fauna da unidade de conservação, como ruído sonoro, grande quantidade de lixo produzido e ingresso ilegal de visitantes na unidade de conservação. Além disso, o ICMBio alega já existir decisão, proferida pela 5ª Vara de São João de Meriti, no sentido de proibir eventos musicais desse porte na Fazenda Tucano.

Na decisão, a juíza afirma: "Nesse sentido, observo que as fotos juntadas à inicial demonstram que a Fazenda Tucano, local onde ocorrerá o evento, situa-se às margens da unidade de conservação de Tinguá, área inequivocamente sensível em termos ambientais".

Caso os organizadores do evento desobedeçam a decisão judicial, será aplicada uma multa de R$ 200 mil.

https://www.oeco.org.br/blogs/salada-verde/justica-proibe-show-proximo-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.