VOLTAR

Justiça garante posse de áreas da UHE Estreito para consórcio

Canal Energia - www.canalenergia.com.br
29 de Out de 2008

A Procuradoria da União em Tocantins obteve 13 liminares garantindo a posse de áreas destinadas à hidrelétrica de Estreito (MA/TO, 1.087 MW). As decisões garantem a entrada de representantes da hidrelétrica nas áreas que serão atingidas pelo empreendimento, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento. As ações favorecem o Consórcio Estreito Energia - formado por Suez Energy (40,07%), Alcoa (25,49%), Vale do Rio Doce (30%) e Camargo Corrêa (4,44%).

De acordo com o advogado da União e procurador-chefe da PU Tocantins, André Luís Rodrigues de Souza, "a imissão de posse assegura a entrada dos profissionais técnicos do empreendimento e as obras que se farão necessárias nas áreas atingidas, inclusive para cumprir determinações da legislação ambiental". Souza ressaltou que a construção de grandes usinas hidrelétricas sempre gera especulação imobiliária e que as ações somente são ajuizadas depois de várias tentativas de conciliação entre as partes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.