VOLTAR

Justiça devolve ao Ibama poder de liberar usina

FSP, Dinheiro, p. B6
26 de Mai de 2005

Justiça devolve ao Ibama poder de liberar usina

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS), suspendeu a liminar que impedia o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de conceder a licença de operação à usina hidrelétrica de Barra Grande, no rio Pelotas, divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A usina estava impedida de encher o reservatório por determinação da 3ª Vara Federal de Florianópolis (SC), a pedido da ONG Núcleo Amigos da Terra Brasil.
Segundo o diretor-superintendente da Baesa (Consórcio Energética Barra Grande S.A.), Carlos Miranda, o atraso na concessão da licença tem provocado um prejuízo de R$ 1 milhão por dia.
A hidrelétrica, que custou R$ 1,3 bilhão e deve atender 2 milhões de residências, enfrentou alguns contratempos que atrasaram o cronograma das obras.
Na decisão, o desembargador diz que a obra já está construída, com enormes gastos públicos.

FSP, 26/05/2005, Dinheiro, p. B6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.