VOLTAR

Juíza determina reintegração de posse

A Tarde-Salvador-BA
Autor: MARIA EDUARDA TORALLES
15 de Out de 2005

A juíza federal Raquel Vasconcelos Alves, de Ilhéus, determinou a reintegração de posse da Fazenda Águas Vermelhas, em Porto Seguro, a favor da empresa de celulose Veracel. A área está ocupada desde o dia 21 de setembro por índios pataxós, da Aldeia de Guaxuma.
De acordo com a Polícia Federal de Porto Seguro, a determinação da juíza federal em favor da fábrica de celulose deverá ser cumprida na próxima semana.
Os índios ocuparam a área alegando que "o plantio de eucalipto está secando nascentes, poluindo rios e exterminando a mata nativa e que a fazenda está dentro da área de estudo de ampliação da terra indígena, que vem sendo realizado há cinco anos pela Fundação Nacional do Índio".

No próximo dia 21, a coordenadora do Grupo Técnico (GT) da Funai, Nádia Tindinda, se reunirá com as lideranças indígenas das comunidades do entorno do Monte Pascoal com o objetivo de apresentar o mapa da região que será demarcada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.