VOLTAR

Juiz exige devolução de máquinas apreendidas

A Tarde
Autor: ANDRÉA MOREIRA
30 de Jan de 2008

O juiz Antônio Carlos Higino, da Comarca de Buerarema (a 450 km de Salvador, na região sul), expediu na manhã de ontem, um mandado de busca e apreensão dos quatro caminhões, uma patrol e uma pá-carregadeira, da Prefeitura de Buerarema, retidos pelos índios tupinambás, da Serra do Padeiro, desde o último sábado, dia 26.
Segundo o tenente-coronel Guimarães, do Comando de Policiamento Regional Sul (CPR), o mandado já chegou e foi enviado ao comando geral da Polícia Militar em Salvador.

"Vamos aguardar o encaminhamento da capital. A ordem será enviada para o 15o Batalhão de Polícia Militar, em Itabuna e aí decidido o que fazer. Por enquanto, vamos aguardar", explica o oficial da PM. Os tupinambás apreenderam as máquinas alegando que funcionários da prefeitura estavam retirando cascalho em suas terras, sem autorização,
para fazer melhorias nas estradas, mas que não consertam os trechos de acesso às localidades onde eles residem.

O cacique da tribo, Rosivaldo Ferreira, o Babau, denuncia que os agentes de saúde indígenas não recebem os salários há dez meses. O prefeito de Buerarema, Orlando Filho (DEM), contesta a versão e diz que os trabalhadores foram ameaçados de morte, inclusive com escopetas.

Ele diz ainda que a administração dos recursos provenientes do Programa de Saúde da Família Indígena (PSFI) cabe ao município de Una, da qual a Serra do Padeiro faz parte, e por isso não tem como arcar com este pagamento.

A equipe de reportagem procurou o prefeito de Una, José Bispo dos Santos (PT do B) e o secretário de transportes, Denerval Gomes Fortunato, mas eles não foram encontrados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.