VOLTAR

Jovens ticunas aprendem a usar o rádio como ferramenta de promoção de direitos humanos na comunidade de Umariaçu, em Tabatinga, Amazonas

Unicef Brazil - http://www.unicef.org/
18 de Set de 2012

Oficinas promovidas pelo UNICEF e parceiros integram o Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas (Pcsan), realizado pela Organização das Nações Unidas e Governo Brasileiro

Tabatinga, 18 de setembro de 2012 - A partir de hoje, um grupo formado por 14 jovens ticunas das comunidades de Umariaçu I e II, no município de Tabatinga (AM), começam a descobrir o rádio e a boca de ferro (alto-falantes muito usados pelos indígenas) como ferramentas de promoção e disseminação de direitos humanos.

O módulo de rádio e boca de ferro integra as oficinas de comunicação promovidas pelo UNICEF e parceiros, incluindo a Rádio Nacional Alto Solimões, para 42 jovens das etnias ticuna e kokama da região do Alto Rio Solimões, no Estado do Amazonas. Participam estudantes das comunidades indígenas de Umariaçu I e II (Tabatinga), da comunidade de Nova Jordânia (São Paulo de Olivença) e de Filadélfia (Benjamin Constant).

"As oficinas estão sendo realizadas considerando a concepção da Comunicação para o Desenvolvimento, que reconhece os indivíduos como protagonistas de transformações sociais que promovem e defendem os direitos humanos, especialmente, das crianças, adolescentes e jovens, públicos mais vulneráveis", destaca a coordenadora do Programa de Sobrevivência & Desenvolvimento Infantil e HIV/aids do UNICEF e responsável pelo Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas (Pcsan) no UNICEF, Cristina Albuquerque.

As oficinas seguem até o dia 13 de novembro de 2012, quando haverá a exposição de todas as peças de comunicação produzidas nos três municípios. Após essa data, os 42 jovens ticunas e kokamas participantes das atividades atuarão como multiplicadores, compartilhando o que aprenderam com outros estudantes indígenas da rede municipal de educação.

A continuidade das oficinas será assegurada pelos parceiros locais do UNICEF: prefeituras municipais de Tabatinga, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença; Funai Alto Rio Solimões; Dsei Alto Rio Solimões; lideranças indígenas das três comunidades (Umariaçu I e II, Filadélfia e Colônia São Sebastião), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Rádio Nacional Alto Solimões, Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngues (OGPTB), Museu Maguta e Associação das Comunidades Indígenas Kokamas de São Paulo de Olivença (Acik/SPO).

As oficinas de comunicação são parte do Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas (Pcsan) e, por essa razão, os estudantes estão trabalhando conteúdos relacionados aos direitos à alimentação adequada, à saúde, além dos direitos dos povos indígenas e Convenção no 169 sobre Povos Indígenas e Tribais da OIT.

O Programa Conjunto tem sido realizado, desde 2010, por cinco organismos das Nações Unidas (FAO, OIT, Opas/OMS, Pnud e UNICEF), em parceria com o Governo Brasileiro, representado pela Fundação Nacional do Índio (Funai); Ministério da Saúde (MS); Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

As ações do Pcsan são viabilizadas por financiamento do Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (MDG-F), criado com recursos do Governo da Espanha, além de contar com o apoio de instituições públicas, universidades, entidades da sociedade civil, lideranças e organizações indígenas envolvidas na implementação das atividades.

http://www.unicef.org/brazil/pt/media_24236.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.