VOLTAR

Jovens são acusados de espancar índio até a morte

O Globo, O País, p. 5
18 de Set de 2007

Jovens são acusados de espancar índio até a morte
Indígena teria esbarrado em adolescentes em festa e depois foi assassinado a pauladas

Um jovem de 18 anos foi preso e dois adolescentes de 15 e 16 anos apreendidos em Manga, Norte de Minas Gerais, suspeitos de espancar e matar um índio da tribo Xacriabá. Segundo a polícia, o crime ocorreu domingo passado. 0 índio, identificado como Avelino, saía de uma festa e voltava para casa, no distrito de Miravânia, quando foi abordado pelos agressores. Ele foi morto a pauladas, principalmente na cabeça. Nilton Santos, integrante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) que acompanha o caso, disse que os jovens também estavam na festa.
- 0 índio teria esbarrado em uma dessas pessoas na festa. Quando foi embora, os jovens o seguiram, agrediram, tiraram a roupa dele e o espancaram. No depoimento, eles disseram que não tinham intenção de matar, mas nada justifica um ato de violência como este - protestou.
Segundo Santos, a briga de índios com fazendeiros pela posse de terras é constante na região:
- Avelino é de um grupo que esteve envolvido na retomada de terras exploradas por outras pessoas. Isso nos deixa bastante preocupados, além das várias ameaças e de violência que o povo Xacriabá sofre na região.

O Globo, 18/09/2007, O País, p. 5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.