VOLTAR

Jovens indígenas participam de oficina de formação política, em Brasília

Funai - http://www.funai.gov.br
04 de Abr de 2013

Jovens indígenas das cinco regiões do país estão reunidos até amanhã (5), em Brasília, para ampliar seus conhecimentos a cerca das questões políticas e dos direitos indígenas no Brasil. O encontro, que começou no dia 2, é resultado de uma reivindicação dos próprios jovens, ao final do II Seminário Nacional de Juventude Indígena, realizado no final do ano passado.

Durante os quatro dias da Oficina de Formação Política para Jovens Indígenas, os participantes vão aprender sobre o funcionamento do Estado brasileiro e discutir assuntos de interesse, como as políticas de atenção à saúde, educação e cultura voltadas para os povos indígenas. As Propostas de Emenda à Constituição e Projetos de Leis em tramitação no Congresso Nacional também estão em pauta, além da legislação internacional, como a Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Toda a programação foi desenvolvida pela Comissão Nacional da Juventude Indígena (CNJI), organizadora do evento, com apoio da Funai, Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria Nacional de Juventude, Ministério da Cultura e OIT.

Segundo Alana Manchineri, do Acre, e membro da CNJI, o momento era muito esperado por eles: "é importante conhecer os direitos dos indígenas para saber como podemos fazer nossas reivindicações", ressaltou. Érico Venâncio Xavante considera sua participação um desafio, pois está tendo acesso a coisas que nunca viu. Ele conta que em sua região a organização dos jovens é uma novidade. "Falta apoio para a juventude se organizar. Quero saber como mobilizar para levar, principalmente, ensino de qualidade para as aldeias", relatou. O grande desafio, de acordo com Érico, é "manter a cultura tradicional, dentro do conhecimento aprendido na escola".

A CNJI tem 10 membros, dois de cada região do país. São eles: Alana Manchinele e Melvino Baniwa (Norte), Dinaman Tuxá e Marciane Tapeba (Nordeste), Tsitsina Xavante e Erik Xavante (Centro Oeste), Leila Pataxó e Renato Tupiniquin (Sudeste), Marcio Kókoj Kaigangue e Nyg Kaigangue (Sul).

Participaram da abertura do evento, Paulo Maldos, secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República; Márcia Rollemberg, secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura; Fabrício Silva, da Secretaria Nacional da Juventude/PR; Lais Abramo, da OIT; Sonia Guajajara, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB); Joênia Wapixana, presidente da Comissão Nacional dos Direitos dos Povos Indígenas da OAB e Leia do Vale, representando a Funai.

http://www.funai.gov.br/portal/ultimas/noticias/2013/04_abr/20130404_01…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.