VOLTAR

Jovens indígenas cometem suicídio em aldeia

Capital News - www.capitalnews.com.br
Autor: Samira Ayub
21 de Set de 2013

Uma jovem indígena de 19 anos cometeu suicídio na madrugada deste sábado (21), na Aldeia Amambai, no município de Amambai, a 342 quilômetros da Capital. Na quinta-feira (19), uma adolescente de 15 anos, tirou a própria vida, na mesma aldeia.

Segundo informações do A Gazeta News, na quinta-feira, uma adolescente de 15 anos teria usado um pedaço de pano amarrado em uma das travessas do interior da casa. A família da menor, da etnia guarani-kaoiwá, não soube explicar a motivação da adolescente para cometer suicídio.

Por volta das 6 horas de hoje, a polícia foi acionada e se deslocou até a aldeia Amambai, para atender a ocorrência. Ao chegar no local, familiares informaram que a jovem teria se enforcado em um pequeno arbusto no meio do mato ralo, a 30 metros da residência.

O corpo da jovem foi retirado pelos familiares que colocaram sobre uma cama. A mãe e o marido da jovem cortaram a tira de pano, com o qual a jovem se enforcara, e também não souberam explicar os motivos para aquele ato.

Segundo o Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, divulgado em junho deste ano pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Mato Grosso do Sul registrou o maior número de suicídios de indígenas, com 19 casos.

Em todo o país, foram registrados 54 casos, sendo 11 no Rio Grande do Sul, sete casos em Roraima e Pará e seis casos em Santa Catarina. O Conselho aponta que esse número retrata a situação de território em que a população indígena vive, uma vez, que em um local pequeno, os indígenas não podem reproduzir os costumes, além das crenças vinculadas ao local onde moram.

Para o coordenador do Cimi no Estado, Flávio Vicente Machado, fatores externos como preconceito, racismo, facilidade de acesso a drogas e bebidas, colaboram para o número de casos de suicídio entre os indígenas, além da falta de perspectiva entre os jovens. O relatório apontou que 90% dos casos de suicídios são de jovens entre 14 a 29 anos, e segundo o coordenador regional, a falta de terra, emprego e meios de sustento da família são motivadores para a prática do suicídio.

http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=253483&ed=Policial&cat=Not…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.