VOLTAR

Jovem indígena é atração do Mundial de wakeboard em Nova Lima

O tempo https://www.otempo.com.br/
Autor: Daniel Ottoni
02 de Mai de 2019

Quando cai na água com a prancha de wakeboard nos pés, o jovem indígena Jair Paulino de Souza, o Jajá, de apenas 13 anos, leva para sua apresentação não só a ideia de fazer seu melhor. Ele também busca colocar em cada manobra a força da sua etnia, os Carapanã. Não é à toa que ele disputa as competições todo pintado para mostrar a beleza da sua cultura e uma motivação e orgulho que só ele carrega.

Neste final de semana, direto do Amazonas, Jajá estará na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, para a disputa do Mundial de Wakeboard, que também contará com provas do Campeonato Brasileiro. Em disputa, as categorias iniciante feminino, iniciante masculino, intermediário, avançado, open masculino, open feminino e Pro (Brasil Wake Open).

Jajá estará disputando na categoria Open, indo além de ser mais um competidor que estará voando nas águas de Nova Lima. "É uma maneira de divulgar e fortalecer a cultura indígena, mostrar minha raiz, de onde vim e o que sou. Não tenho vergonha de falar que sou indígena. Sempre que estou competindo, lembro dos meus antepassados, de como eles sofreram desde quando os portugueses chegaram e de todo o esforço que precisaram fazer para manter nossa cultura viva até hoje. Foi um caminho complicado", conta o jovem.

Seu começo aconteceu na porta de casa, quando viu crianças serem puxadas por uma prancha e fazendo algumas manobras no ar que chamaram sua atenção. A superação, desde então, foi uma constante para ele e sua família. Somente com muito esforço da família é que Jajá reúne as condições para viajar e participar das competições.

"Meu pai comprou duas lanchas. A última delas enquanto ainda estávamos construindo nossa casa. O dinheiro que poderia ir para a construção da casa foi para investimento nos meus treinos. Meus pais fazem de tudo para me ajudar, sou muito grato a eles por todo este esforço. Espero poder retribuir, meu sonho é ser um dos melhores do mundo, conhecer o wake em outros países", conta.

Experiência longe de casa. O talento de Jajá chamou atenção de Marcelo Giardi, o Marreco, um dos grandes nomes do país na modalidade. Marreco é dono de uma escola de wake em Bragança Paulista (SP) e já recebeu Jajá algumas vezes para um período de treinamentos. "A primeira vez foi em 2015, eu nunca tinha viajado. Eles fizeram uma 'vaquinha pra me ajudar', fiquei lá por duas semanas e aprendi várias manobras e novas técnicas", lembra o jovem.

"Ensinamos a ele praticamente todas as manobras. A evolução dele até aqui é gigante, o treinamento atual é de uma ou duas sessões de 30min por dia, além de exercícios em uma cama elástica. Ele tem muito potencial e precisa treinar para seguir crescendo. Achei legal não só o fato dele ser indígena mas também o talento. Ele tem um grande futuro dentro do wake", garante. Jajá acabou se tornando um atleta patrocinado da escola de Marreco, marcando presença na escola uma ou duas vezes por ano.

Jajá acumula bons resultados no esporte, que lhe coloca barreiras financeiras para seguir praticamente com a frequência que deseja. Entre seus feitos, estão o pódio, dentro de sua categoria, em etapa do Campeonato Paulista, o 1o lugar no Brasileiro de Wakeboard e também de uma etapa do Circuito Brasileiro em Araraquara, além do título da 4ª Etapa do Circuito Paulista de Marola, em que competiu na categoria adulto.

Enquanto Jajá, que conheceu o wakeboard com apenas cinco anos, ainda busca por uma posição mais consolidada no cenário nacional, outras referências do planeta estarão a poucos metros, caso do campeão mundial de 2018, o japonês Shota Tezuka, além dos australianos Nic Rapa e Tony Iacconi e do norte-americano Tony Carroll.

SERVIÇO:
CAMPEONATO MUNDIAL DE WAKEBOARD e BRASIL WAKE OPEN 2019
Data: 3 a 5 de maio
Local: Clube Serra da Moeda
Endereço: BR 040 - Km 567 - Nova Lima/MG
Página no Facebook: fb.com/mundialdewakeboard
Instagram: @mundialdewakeboard
Ingressos: www.sympla.com.br/wake

ESTRUTURAS/ATRAÇÕES
Pista de skate, gastropark, shows, djs, posto médico, guarda volumes, área Welness Bodytech

PROGRAMAÇÃO (Sujeita a alterações)
Sexta-feira - 3 de Maio
Treinos livres a partir das 9h

Sábado - 4 de maio
Eliminatórias, quartas, semi e final das categorias amadoras a partir das 9h
Acesso mediante compra de ingresso por meio da plataforma Sympla

Domingo - 5 de maio
9h às 17h - semi e final do brasileiro (pro, máster, feminino, open) e do mundial
17h às 17h30 - Premiação
17h30 às 0h - Festa de encerramento com shows das Bandas Pipa, Daparte e Clara e Sofia.

https://www.otempo.com.br/superfc/especializados/jovem-ind%C3%ADgena-%C…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.