VOLTAR

Jogos indígenas vão reunir tribos do Brasil em Maricá, no RJ

G1 - http://g1.globo.com
20 de Abr de 2016

A Aldeia Kaaguy Hovy Porã (Mata Verde Bonita) de Maricá, RJ, vai realizar a partir desta quinta-feira (21) a Jornada Esportiva e Cultural Indígena (Jeci). Esta será a primeira vez que o município vai receber o evento, que a expõe a cultura indígena e será realizado na aldeia de São José do Imbassaí. A programação está prevista para se encerrar no domingo (24).

Os jogos serão coletivos e típicos, como as disputas de corrida com tora, cabo de guerra e futebol. Haverá também provas individuais de tiro com arco, arremesso de lança e natação, que será realizada no canal do Rio Bambu, próximo a aldeia.

Entre as etnias convidadas para o evento estão Pataxó da Bahia e Pataxó Jaguaretê (Angra dos Reis), Fulni-ô (Pernambuco), Huni Kuyn e Yawanawá (Acre), Carajá (Tocantins), Guajajara (Maranhão), Xavante (leste do estado de Mato Grosso e Goiás), Bororo (Mato Grosso) e Puri (Rio de Janeiro e Minas Gerais).

Segundo os organizadores, o evento vai fomentar a valorização do esporte, além de mostrar a energia dos índios nas performances esportivas, seu talento artístico no artesanato, nas pinturas corporais e adornos, nos cantos e danças, sua culinária, sua espiritualidade e seu conhecimento ancestral das plantas. O público terá a oportunidade de conhecer as construções tradicionais guarani erguidas na aldeia e de falar de bioconstrução e cultivo orgânico.

Além dos jogos, acontecerão simultaneamente apresentações de canto e dança, além da mostra de culinária típica. O visitante poderá comprar objetos de artesanato, fazer pinturas corporais e participar de rituais de cura e receber cura individual dos pajés.

A programação ainda contará com o Sarau da Utopia, na sexta-feira, que terá a participação especial da atriz Letícia Sabatella; passeio ciclístico no sábado com o "Pedala Maricá"; além do Circuito Ecológico que acontecerá, excepcionalmente nesta semana, de sexta-feira a domingo.

A programação completa do evento você confere no site do município.

http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2016/04/jogos-indigenas…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.