VOLTAR

Jogos Indígenas são encerrados com entrega de premiações

Diário do Amapá - http://www.diariodoamapa.com.br
29 de Ago de 2013

A etapa final dos Jogos dos Povos Indígenas do Amapá ocorreu com sucesso na aldeia Manga, em Oiapoque. A competição aconteceu de 23 a 25 de agosto. Participaram indígenas das etnias Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Palikur, Karipuna, Wajãpi, Tiriyó, Kaxuyana, Txikuyana, Apalai e Wayana, que disputaram corrida com tora, corrida com jamaxi, corrida livre, subida no açaizeiro, natação, futebol, cabo de guerra, canoagem, arco e flecha, pescaria, arremesso de lança, pintura corporal e contos e mitos.

Na sexta-feira, durante a cerimônia de abertura do evento, houve apresentação da Dança do Turé, desfile das equipes e a execução do Hino Nacional Brasileiro pelos estudantes da etnia Karipuna, da Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá; em seguida, as semifinais do cabo de guerra e futebol de campo masculino e feminino. No sábado, 24, aconteceram as provas finais de cabo de guerra, corrida com tora, corrida livre, zarabatana, arco e flecha, arremesso de lança, subida no açaizeiro e contos e mitos. Já no domingo, 25, ocorreram as finais do futebol masculino e feminino, provas de pescaria, canoagem, natação, pintura corporal, desfile para a escolha da miss indígena, apresentação do grupo guerreiros Karipuna e premiação.

O secretário do desporto e lazer, Mário Brandão, lamentou o que aconteceu com os profissionais da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) que faleceram a ca-minho da aldeia Manga. "Nós lamentamos profundamente o que aconteceu com os nossos colegas de go-verno, que vinham cobrir a competição aqui nesta comunidade. Que Deus possa confortar o coração dos seus familiares", disse o secretário.

http://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/principal/esporte/5881-jogos-i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.