VOLTAR

Jogos Indígenas incentivam a união e a integração

Diário do Pará - http://diariodopara.diarioonline.com.br
27 de Jul de 2011

Terminam no próximo sábado (30) os jogos tradicionais indígenas na aldeia Gorotire, Reserva Kayapó, no município de Cumaru do Norte. Pela primeira vez os jogos, organizados pela Angrokrere (Associação de Defesa dos Povos indígenas Kayapó), são realizados na aldeia.

Estiveram presentes, na cerimônia de abertura, os caciques representantes das aldeias, o representante da Funai, Kubei Kayapó; o representante da Funasa, José Miguel; além da maior liderança indígena Kayapó na atualidade, o cacique Raoni, da aldeia Metuktiri, de Peixoto de Azevedo (MT).

O objetivo do evento, de acordo com Angrokrere, é manter a união entre os povos indígenas e "mostrar ao mundo os seus costumes revelando a cultura, através de várias apresentações de danças típicas dos índios".

A cada apresentação dos grupo participantes, se ouvia o grito ecoar pela floresta, o que soava como um pedido de socorro aos governantes no sentido de cooperarem com a preservação da natureza. O cacique Raoni disse que está satisfeito com a iniciativa de realizar uma festa com tamanha magnitude, que serve para a aproximação dos povos indígenas.

Tá chegando a hora da Travessia do Rio Tocantins

Acontece no próximo domingo (31), a partir das 8h, a tradicional Travessia do Rio Tocantins. Com percurso de aproximadamente 1 km, a prova de natação faz parte da programação esportiva do veraneio 2011. Ainda pela manhã também será realizada a corrida de 3 km em circuito montado nas areias da Praia do Tucunaré.

Na década de 90, a travessia foi liderada pelos atletas Fábio Marques, Felipe Lameira e pelo saudoso Edilson Cuecão. Porém, nos últimos dez anos ela foi vencida por um único atleta, o professor de educação física Paulo Alencar. O melhor tempo registrado na prova foi em 2006, com 8 minutos e 51 segundos, recorde estabelecido pelo nadador Paulo Alencar, que permanece até hoje.

Na avaliação de Alencar, o favorito para vencer a prova na edição 2011 é o atleta Antônio Araújo Silva (52 Bis). "O Araújo hoje é o melhor triatleta de Marabá, pois combina a corrida com o ciclismo e a natação, modalidade que vem aperfeiçoando a cada ano", avalia o atual campeão

http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-138433-JOGOS+INDIGENAS+INCENT…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.