VOLTAR

Jirau: MP-RO alega pouco tempo para debate de projeto e não comparece à reunião pública

Canal Energia - www.canalenergia.com.br
17 de Out de 2008

Segundo subprocurador-geral de Justiça, Ivo Benitez, compreensão de um projeto do porte de Jirau demandaria, pelo menos, 60 dias de estudos

O Ministério Público de Rondônia não participou da reunião pública, realizada na última quarta-feira, 15 de outubro, na qual foi apresentado o novo arranjo da hidrelétrica de Jirau (RO, 3.300 MW). Segundo o subprocurador-geral de Justiça, Ivo Benitez, a reunião não teria espaço para debate técnico sobre o projeto. Na avaliação dele, a compreensão de um projeto do porte de Jirau demandaria, pelo menos, 60 dias de estudos.

A reunião foi realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis e pela sociedade de propósito específico Energia Sustentável do Brasil, proprietária do empreendimento. Benitez destacou que o Ibama leva dois anos de estudos em projetos de grande porte por conta, justamente, da complexidade e conseqüências.

Ainda de acordo com ele, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Prefeitura fizeram petições para realização de quatro audiências públicas, de modo a abranger também as localidades que sofrerão os impactos da usina, como forma de dar transparência e publicidade ao novo projeto. O subprocurador-geral avalia ainda que a condução do processo de construção de Jirau apresenta falhas graves.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.