VOLTAR

Jecinaldo deixa administração Mecias e retorna a COIAB

Parintins -
09 de Set de 2013

O indígena Jecinaldo Sateré deixou na última sexta-feira a Secretária Municipal de Finanças do Governo Mecias e Mário Carneiro, na cidade de Barreirinha. Nesta segunda-feira (09.09) ele seguiu para Manaus onde tomará posse como secretário executivo da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB). Jecinaldo de 2002 e 2012 foi coordenador Geral da COIAB que tem participação e reunião de líderes indígenas e instituições desde abril de 1989. O subsecretário Bibi Beltrão vai assumir o cargo naquele município.

Em contato com a reportagem Jecinaldo comenta que continuará articulando ações para o governo municipal de Barreirinha, mas atuará na frente de representação de mais de 80 mil indígenas no Amazonas. No começo do mês passado, Jecinaldo deixou o PSD e articula novo partido na qual poderá ou não sair candidato nas eleições de 2014.

ParintinsAmazonas: Como será a atuação na COIAB?

Jecinaldo Sateré: "Minha nova atuação será a nível estadual e nacional. Estadual numa parceria do governo do estado, ajudar a organizar os investimentos e projetos nas áreas indígenas do Amazonas, assim como continuar ajudando o meu município de Barreirinha. Acompanhando os projetos e convênios do governo Meciass nas esferas do governo do estado e federal e também continuar buscar recursos para investimentos em Barreirinha e nas áreas indígenas do estado. Devo também ter uma atuação no movimento indígena através da Coiab a nível nacional e internacional", explicou.

ParintinsAmazonas: Vai ser tornar uma espécie de consultor da entidade?

Jecinaldo Sataré: Sim minha função será mais em assuntos estratégicos do movimento indígenas e assim representar a instituição em varias instancias. Cito aque os conselhos a nível nacional,na América Latina em entidades que unem os países andinos,assim como também na instancia da ONU, onde temos presença como entidade de caráter consultivo".

ParintinsAmazonas: Como avalia os oito meses a frente da Secretaria de Finanças em Barreirinha?

Jecinaldo: "Apesar da queda de receita do FPM, conseguimos manter a folha do funcionalismo em dia, não demitimos ninguém, pagamos em dias e o mais importante no governo Mecias é a valorização de seus secretários serem filhos da terra (Barreirinha) Conseguimos captar muitos recursos do governo do estado e governo federal".

ParintinsAmazonas: Como avalia o movimento indígenas nesse momento atual na qual surge milhares de caminhadas Brasil a fora?

Jecinaldo Sateré: O Movimento indígena precisa readequar sua maneira de lutas.Ate hoje já foram varias as conquistas nas leis brasileiras, porém na pratica essas leis não são consolidas.Precisamos ampliar o leque de alianças com os movimento indígena internamente e com os movimentos sócias; e vê de que forma a política partidária tenha incidência nas demandas das comunidades indígenas

ParintinsAmazonas: Por exemplo? ??

Jecinaldo Sateré: Por exemplo a situação precária da saúde indígena em nosso país poquê não falar aqui do Distrito sanitário indígena de Parintins que está num completo abandono mais na lei do sub sistema de saúde do nosso país está la bonitinho Um dos caminhos para avançarmos nas políticas publicas para os povos indígenas é sem duvida a formação de novos lideres.

Parintins Amazonas: O Gedeão Amorim assume a FUNASA órgão que envolve também a saúde indígena. Qual a perspectiva?

Jecinaldo Sateré: O Gedeão é um grande companheiro, espero que faça um ótimo trabalho a frente da FUNASA. Porém a maior parte da responsabilidade da saúde indígena hoje, já saiu da FUNASA e esta sobre a responsabilidade da SESAI (Secretaria Nacional de Saúde indígena), que ao meu ver havia muita reclamação da má gestão da Funasa e por isso houve a mudança. Mas, isso na verdade só mudou no papel, pois na pratica a SESAI faz péssima gestão da saúde indígena,um de seus grandes erros é não respeitar movimento indígena.

ParintinsAmazonas: Vc deixou recentemente o PSD já definiu novo partido e grupo político?

Jecinaldo Sateré: Deixei o PSD, no momento não pertenço a nenhuma sigla partidária. Já recebi convites do PMDB, PT e PSL e outros, porem essa definição só farei mais na frente. Pertenço ao grupo político de Mecias Sateré com quem de fato tenho uma parceria e amizade de muitos anos. Já ganhamos já perdemos eleições. Recentemente tive uma boa reunião com o professor Jose Melo (vice governador). Eu já tenho candidato a deputado estadual, federal e governador. Só está faltando definir o candidato que vou apoiar a senado. Quer dizer já tenho inicio de dialogo com esses pré candidatos.

http://www.parintinsamazonas.com.br/?q=258-conteudo-48712-jecinaldo-dei…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.