VOLTAR

Javaés vão aguardar conclusão de estudo

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Alessandra Bacelar
05 de Ago de 2004

Após mais de doze horas de discussão, os caciques de nove aldeias Javaé, da Ilha do Bananal, decidiram aguardar o resultado de um estudo feito pela Funai, sobre a versão de que os Krahô-Kanela habitaram a área conhecida como Mata Alagada, onde hoje está situada a Fazenda Planeta, no município de Lagoa da Confusão, para retomar as discussões sobre o direito à área. A decisão foi tomada ao final da reunião que começou na terça-feira e terminou ontem de manhã, em Formoso do Araguaia. Os Javaé não reconhecem a etnia Krahô-Kanela. A declaração pegou de surpresa os representantes do Conselho Indigienista Missionário (CIMI), do Incra, da Funai e o procurador-geral da República no Tocantins, Álvaro Manzano, já que a etnia foi reconhecida pelo Governo Federal em 2002.

Outro ponto levantado foi que a nova etnia estaria ficando com a maior parte dos recursos enviados pela Funai. O administrador em Gurupi, Euclides Dias Lopes, esclareceu que o recurso vem discriminado, mas é descontado do total destinado à regional. Segundo a Funai, o estudo foi suspenso e não tem previsão de quando será retomado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.