VOLTAR

Jaborandi é fonte de renda para extrativistas na Floresta Nacional de Carajás

Radioagência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.br/
13 de Nov de 2017

Jaborandi é fonte de renda para extrativistas na Floresta Nacional de Carajás
Além da conservação ambiental, espécie existente na Flona traz benefícios medicinais para o tratamento do glaucoma

O Brasil Rural desta segunda-feira (13) vai até o Pará mostrar a luta dos folheiros de jaborandi. É na Floresta Nacional (Flona) de Carajás, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que eles colhem, secam e ensacam as folhas de jaborandi. A planta, que já esteve na lista de espécies ameaçadas de extinção, é usada de forma medicinal para tratamento do glaucoma; É também fonte de renda aos extrativistas da região.

A partir de 2000, o governo federal começou a apoiar a organização social dos extrativistas que aprenderam o uso sustentável da planta. Sobre o trabalho dessas 53 famílias, conversamos com o presidente da Cooperativa Coex-Carajás, Gilson Moraes. O mais interessante de tudo isso é a preservação da floresta; as próprias famílias passam a ter o interesse na preservação da mata em pé. É um trabalho sustentável, segundo Gilson Moraes, que fala também sobre o trabalho com sementes nativas.

http://radios.ebc.com.br/brasil-rural/2017/11/jaborandi-e-fonte-de-rend…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.