VOLTAR

ISA leva fiscalização do Xingu e campanha dos mananciais para Campus Party

ISA
08 de Fev de 2008

Considerado um dos maiores eventos de entretenimento eletrônico em rede do mundo, o Campus Party começa nesta segunda-feira em São Paulo com a participação de 3 mil pessoas. O ISA participa com uma palestra sobre a utilização de tecnologias de monitoramento por imagens de satélite, geoprocessamento e produção de mapas para fortalecer ações de preservação ambiental, destacando a situação no entorno do Parque Indígena do Xingu e a ferramenta que conecta os moradores de São Paulo a seus mananciais.

O Instituto Socioambiental (ISA) participa na próxima semana em São Paulo do Campus Party, considerado o principal evento de entretenimento eletrônico em rede do mundo. O evento ocorre entre os dias 11 e 17 de fevereiro na Bienal do Ibirapuera e deve reunir cerca de 3 mil pessoas, entre estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos em busca das últimas novidades tecnológicas, a troca livre de conteúdos e o compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital.

Realizado desde 1997 na Espanha, o Campus Party chega agora ao Brasil no seu formato original: os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro das instalações do evento. Lá encontram uma completa infra-estrutura de serviços, lazer, higiene, segurança, alimentação e, principalmente, tecnologia. Durante uma semana o Campus Party transforma-se na casa de todos. A idéia, de acordo com o site do evento, é permitir que todos possam compartilhar curiosidades, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias. Saiba mais aqui.

Entre as diversas atividades e programações previstas, acontece também a Campus Verde, que tem como objetivo quantificar e promover os compromissos reais de pessoas, empresas e administrações públicas que ajudam a diminuir as causas e efeitos do aquecimento global. Estes esforços serão mostrados em um "contador digital", que estará visível a partir da Campus Party para os internautas de todo planeta. O inscrito, em uma ação voluntária, propaga na rede as mensagens de defesa do meio ambiente trazidas para o evento.

É dentro do Campus Verde que o ISA vai realizar uma palestra sobre a relação entre tecnologias de monitoramento por imagens de satélite, geoprocessamento e produção de mapas e ações de preservação e conservação ambiental. O caso que será apresentado é o do acompanhamento por, meio de imagens de satélite e mapas, do avanço do desmatamento na região das Cabeceiras do Xingu, no Mato Grosso, cujo processo vem sendo acompanhado pelo ISA desde 1994, e como os índios do Parque Indígena do Xingu utilizam as ferramentas tecnológicas para fortalecer o trabalho de fiscalização das fronteiras. Atualmente o ISA desenvolve em parceria com organizações e atores locais a Campanha Y Ikatu Xingu, pela recuperação das matas ciliares da região.

A palestra do ISA também vai apresentar a ferramenta "de onde vem a água", que mostra ao usuário como funciona o abastecimento de uma grande cidade e apresenta a situação dos principais mananciais de São Paulo. Pela fusão do conteúdo do site www.mananciais.org.br com o Google Maps, as pessoas têm acesso a dados e mapas de cada reservatório da cidade e as ações da Campanha De Olho nos Mananciais. A palestra do ISA está agendada para o dia 13, mas nos demais dias a ONG terá um espaço no estande da TV Cultura para apresentar todas as atividades da instituição, suas campanhas, publicações e produtos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.